Siga o OTD

Caratê

Vinícius Figueira ganha quatro lutas, mas cai nas quartas do Open de Paris

Open de Paris de caratê, que abre a temporada 2017 da Premier League, o circuito mundial da modalidade, começou nesta sexta-feira e será disputado até domingo na capital francesa. No primeiro dia de competições, o melhor brasileiro foi Vinícius Figueira, medalha de bronze no Mundial de 2014, que, depois de ganhar as quatro primeiras lutas, acabou sendo derrotado nas quartas-de-final.

Faltou apenas uma vitória para o brasileiro chegar à disputa por medalha. Na estreia, Vinícius Figueira passou sem dificuldade pelo marroquino Haytam Benchbab por 8 a 0. A segunda luta foi mais complicada, mas o brasileiro derrotou o americano Brian Hillard por 2 a 1. Na terceira rodada, o adversário foi o italiano Giuseppe Cartelli, que foi derrotado por 2 a 0. Nas oitavas-de-final, o carateca do Brasil fez 3 a 0 em cima de Davit Pataridze, da Geórgia, e garantiu vaga entre os oito melhores.

Foi nas quartas-de-final que Vinícius Figueira teve pela frente o saudita Fahad Alkhathami e acabou perdendo por 4 a 1. Com a derrota, o brasileiro só teria chance de disputar medalha se o algoz chegasse na final, mas Alkhathami foi derrotado na semifinal para o venezuelano Andres Madera por 3 a 1, acabando com as chances de Figueira.

Outra atuação brasileira de destaque no primeiro dia do Open de Paris de caratê foi de Claudina Aguiar de Souza no katá. Depois de eliminar a croata Vlatka Kiuk e a italiana Valeria Bernardi, ela acabou perdendo na terceira rodada para a espanhola Lidia Rodriguez e deu adeus à competição.

Claudina Aguiar de Souza também participou do kumitê, que é a luta propriamente dita, na categoria até 50kg, mas acabou eliminada na primeira luta, assim como a compatriota Giovanna Feroldi.

No katá masculino, três brasileiros entraram na disputa, José Reinaldo Silva, Williames Souza Santos e Murilo Alves, mas nenhum deles conseguiu passar da estreia.

 

Neste sábado, o grande destaque do Brasil é Valéria Kumizaki, medalha de prata no Mundial de 2016 na categoria até 55kg. A carateca vai estrear contra a francesa Ismahan Bel-Lahsen. As eliminatórias da categoria começam às 5h da manhã no horário de Brasília. A competição tem transmissão ao vivo em vídeo pelo site do evento.

No mesmo horário, José Reinaldo da Silva entra na disputa da categoria 75kg masculina. A partir de 7h45, o Brasil terá Maike Oliveira e Erica Carla dos Santos na 61kg feminino. Às 11h, Letícia Cantieri tenta a sorte na 68kg. Fechando a participação brasileira, a partir das 13h30, Luíza Fonseca disputa a categoria acima de 68kg. A partir das 14h30, acontece a repescagem de todas as categorias.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Caratê