Um dos grandes nomes do Caratê nacional, Valéria Kumizaki conquista a medalha de bronze na etapa da Series A em Salzburg
Diferente do primeiro dia de lutas, o desempenho dos brasileiros na etapa de Salzburg de Caratê, neste domingo, (4), teve pódio. O país teve como representantes no dia Valéria Kumizaki, Marcia Mafra, Diego Moraes Silva, Kaique Rodrigues, Guilherme Felpin Salgado, Gabriel Stankunas, Andrew Vicente, Rafael Nascimento, Andreza Oecksler e Gabriele Sepe. Um dos grandes nomes da modalidade, Kumizaki foi derrotada nas quartas-de-final, caiu para repescagem, voltou a vencer e ficou com o bronze.
Melhor atleta do Brasil do dia, Valéria Kumizaki estreou na categoria até 55 kg feminino nas oitavas-de-final, contra a turca Talya Pekmezoglu. Em duelo equilibrado, a brasileira conseguiu a vitória por apenas 1 a 0, resultado que a colocou na próxima fase. Nas quartas-de-final, Kumizaki teve como adversária a italiana Lorena Busa. No duelo entre as duas caratecas, a europeia conseguiu o domínio e venceu com facilidade, por 5 a 0.
Na repescagem da categoria, Kumizaki teve que fazer quatro lutas. A primeira foi contra Caroline Alberg, da Dinamarca, que a carateca brasileira conseguiu a vitória pela diferença mínima, fazendo 3 a 2, e seguiu na disputa da medalha. O segundo duelo foi contra Gulmira Ussenova, do Uzbequistão, que a atleta do Brasil conseguiu se impor e avançou. No terceiro confronto, a oponente foi Sara Yamada, do Japão, que Valéria derrotou e se garantiu na luta pelo bronze. Valendo a medalha, a represente verde e amarela teve pela frente Amy Connell, da Escócia. Na luta, a brasileira se impôs e conseguiu garantir a medalha triunfando com um placar de 5 a 0.
Outra brasileira na mesma categoria, Marcia Mafra não teve o mesmo desempenho. A carateca estreou na etapa de Salzburg da Series A contra a espanhola Carlota Fernandez Osori e mesmo conseguindo equilibrar o duelo durante todo o tempo, a brasileira foi derrotada e acabou eliminada da disputa.
No masculino, o Brasil teve três representantes na categoria até 84 kg, Diego Moraes Silva, Kaique Rodrigues e Guilherme Felpin Salgado. Os brasileiros não tiveram um bom desempenho e acabaram eliminados logo no início da disputa. Rodrigues teve o melhor resultado entre eles, vencendo a primeira luta do dia, contra o italiano Ahmed Lahmar, por 5 a 0, e se classificando para as oitavas-de-final. Nela, teve pela frente o francês Sally Diop e acabou derrota pela diferença mínima, 2 a 1, e foi eliminado do torneio.
Diego Moraes Silva e Guilherme Felpin Salgado não tiveram bons resultados. Os dois caratecas foram derrotados em suas estreias e acabaram eliminados. Silva enfrentou o atleta da Rússia Alexandr Kolikov e acabou sendo dominado durante toda a luta, perdendo ao final pelo placar de 9 a 0. Já Salgado, teve na sua primeira luta do dia o alemão Nico Drexel. No confronto, o europeu também manteve o controle do duelo desde o início e saiu com a vitória por tranquilos 5 a 0, eliminando o brasileiro da disputa.
Na disputa até 60 kg masculina, o Brasil contava com três representantes Gabriel Stankunas, Andrew Vicente, Rafael Nascimento. Os três foram bem, mas não conseguiram chegar no pódio. Nascimento começou a competição vencendo o sérvio Milos Dzakovic por 4 a 0 e se garantir na fase seguinte. No segundo confronto do dia, Nascimento teve como adversário Hay Bao, da Dinamarca. O brasileiro conseguiu se impor do início ao fim e venceu com tranquilidade por 6 a 0. Na terceira luta do dia, Rafael enfrentou o italiano Samuelle Marchese. Aproveitando o ritmo das fases anteriores, o represente verde e amarelo conseguiu mais um triunfo com tranquilidade, 6 a 3, e ficou a uma luta das medalhas. Para isso, teria que vencer o atleta da Geórgia, David Tkebuchava. Em confronto aberto, David conseguiu vencer por 4 a 2 e eliminou a esperança de medalha do carateca brasileiro.
Stankunas estreou vencendo Absibek Apsatarov, do Quirquistão, por um placar tranquilo de 5 a 1. Na Segunda rodada, o brasileiro teve pela frente Leonardo Burtuccelli, da Itália, e não tomou conhecimento do adversário superando por 8 a 0. No terceiro confronto do dia, Gabriel teve como oponente o japonês Yamato Kataoka. No duelo entre os dois caratecas, o asiático conseguiu o domínio e a vitória por 9 a 1, eliminado o representante verde e amarelo.
Andrew Vicente também teve um bom desempenho na competição. O brasileiro iniciou sua caminhada na etapa de Salzburg da Series A enfrentando o dinamarquês Casper Ledegaard. Em duelo equilibrado, Vicente conseguiu a vantagem mínima, 1 a 0, e avançou para a próxima fase. Na segunda luta, o oponente foi Samuele Gentile, da Itália. Fazendo mais um confronto duro, o representante do Brasil conseguiu o triunfo por 2 a 1 e se viu mais próximo da medalha. No terceiro confronto, Andrew teve como oponente Rafael Akbarov, do Quirquistão. Em uma luta difícil, Akbarov acabou com a vantagem por 3 a 2 e eliminou o brasileiro.
Na categoria até 68 kg feminina, Andreza Oecksler e Gabriele Sepe não tiveram bom desempenho. Oecksler foi derrotada na primeira luta que fez pelo placar mínimo pela atleta da Inglaterra Jasmine Pmeroy. Já Sepe, teve o mesmo destino, revés no primeiro combate na competição. A brasileira perdeu para a sueca Lisa Ramusson, também por 1 a 0. Com os dois resultados, as duas representantes do Brasil foram eliminadas do torneio.