Em março do ano passado, Vinícius Figueira teve a vaga para os Jogos Olímpicos confirmada com o cancelamento da etapa de Madri da Premier League. Dois meses depois, no entanto, a WKF (Federação Mundial de Caratê) voltou atrás e, por conta do adiamento da Olimpíada, mudou as regras, reabrindo o ranking. Com isso, o brasileiro dependia de uma boa campanha na etapa de Lisboa do circuito mundial para que pudesse sacramentar sua classificação. Mas ele foi mal. Acabou eliminado na primeira luta e viu seu concorrente direto, o egípcio Ali Elsawy avançar até a disputa do bronze, deixando Figueira sem chances matemáticas de ir à Tóquio pelo ranking. Resta a ele, agora, disputar o Pré-Olímpico Mundial, que acontece em junho.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Nesta sexta-feira, pela categoria até 67 kg, Vinícius Figueira perdeu logo na estreia para o italiano Gianluca de Vivo, que venceu por 3 a 1. O carateca brasileiro teria chance de ir para a repescagem para brigar pela medalha de bronze se seu algoz avançasse até a final, mas de Vivo parou na luta seguinte diante do jordaniano Abdel Almasatfa.
O dia não foi ruim apenas para Vinícius Figueira. Valéria Kumizaki, do Time Ajinomoto, que foi medalha de ouro na etapa de Istambul no mês passado, venceu a chilena Aros Astudillo por 4 a 0, mas não passou da segunda luta da categoria até 55 kg, em que foi derrotada pela italiana Anita Pazzaglia por 8 a 3. A exemplo do que aconteceu com Figueira, a algoz de Kumizaki não passou da luta seguinte e impediu a brasileira de lutar a repescagem. Na categoria até 60 kg, Edemílson Gutz perdeu na primeira luta para o romeno Bogdan Gogolosi, enquanto Nicole Mota passou da primeira fase do kata, mas parou na segunda, terminando na 29.ª colocação.
+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
Com o mau resultado de Vinícius Figueira na etapa de Lisboa da Premier League, nenhum brasileiro conseguiu a classificação direta pelo ranking para os Jogos Olímpicos. A esperança passa a ser o Pré-Olímpico, que será disputado entre os dias 11 e 13 de junho. Também participarão do torneio: Stephani de Lima (até 61kg), Brenda Padilha (+61kg), Douglas Brose (-75kg), Filipe Medeiros (+75kg) Nicole Mota (kata feminino) e Dyun Kimura (kata masculino).