O caratê foi incluído no programa esportivo dos primeiros Jogos Pan-Americanos Júnior, que serão realizados em Cali, Colômbia, em junho de 2021.
Nesta segunda-feira (16), o Comitê Executivo da PanAm Sports anunciou, durante sua reunião em San Jose, na Costa Rica, a composição do programa dos primeiros Jogos Pan-Americanos Júnior. O caratê, em sua modalidade de Kumite, é uma das 30 disciplinas incluídas na lista de esportes da edição inaugural do evento.
Mais de 4000 jovens de 41 países devem participar da competição poliesportiva. Os primeiros Jogos Pan-Americanos Júnior estão agendados de 5 a 20 de junho de 2021, e o evento está aberto a atletas entre 18 e 22 anos. A PanAm Sports também anunciou que todos os medalhistas de ouro em esportes individuais se qualificarão automaticamente para o Santiago 2023 Pan Jogos Americanos.
“A inclusão do caratê nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2021 representa uma grande conquista para o nosso esporte. Ele não apenas completa a representação em todos os principais eventos esportivos do continente após a adição de nossa disciplina ao programa dos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago. Também confirma o enorme valor agregado que o caratê traz para esses eventos. A adição de nossa disciplina ao programa dos Jogos Pan-Americanos Júnior 2021 demonstra que continuamos marchando na direção certa, pois o nosso esporte está agora em todos os eventos poliesportivos do ciclo olímpico ”, disse o presidente da Federação Mundial de Caratê (WKF), Antonio Espinós.
“Quero aproveitar a oportunidade para felicitar a Federação Pan-Americana (PKF) e seu presidente José García Maañón por seus esforços para alcançar esse grande sucesso em nosso esporte”, acrescentou o chefe do órgão internacional.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
“A PKF, em coordenação com a WKF, trabalhou incansavelmente para que o caratê pudesse ser um dos esportes dos Jogos Pan-Americanos dentro do ciclo olímpico. O esporte foi incluído como esporte oficial nesses jogos continentais pela primeira vez em 1995 e permaneceu ininterruptamente no programa, tendo garantido sua presença em Santiago 2023. A aceitação da nossa proposta nos Jogos Pan-Americanos Júnior de 2021 representa uma grande fonte de alegria para a nossa disciplina. Acreditamos que este é outro grande passo para o mundo da luta. Enquanto as federações continentais continuam trabalhando em total harmonia com a WKF, estou convencido de que poderemos manter o caratê no programa olímpico, assim como nossos atletas merecem ”, disse o presidente da PKF e o primeiro vice-presidente da WKF, José García Maañón.