Siga o OTD

Caratê

Valéria Kumizaki é campeã do caratê no World Games

A brasileira Valéria Kumizaki conquistou a medalha de ouro na competição, que reuniu as duas últimas campeãs mundiais: Sara Cardin e Emilie Thouy

Valéria Kumizaki faturou nesta terça-feira a medalha de ouro na categoria até 55kg do caratê no World Games, que está sendo disputado em Wroclaw, na Polônia. A competição reuniu as duas últimas campeãs mundiais, a italiana Sara Cardin, ouro em 2014, e a francesa Emilie Thouy, que ganhou em 2016, e teve a brasileira como grande vencedora. Quem também competiu foi Douglas Brose, que chegou até a semifinal da categoria até 60kg e terminou na quarta colocação.

Diferente da competições tradicionais de caratê, que são disputadas em sistema de eliminatória simples, o torneio do World Games foi dividido em grupos.  A categoria até 55kg teve sete atletas, que foram divididas em duas chaves. Valéria Kumizaki caiu no Grupo A contra a argentina Giuliana Novak e a italiana Sara Cardin, campeã mundial em 2014.

Valéria Kumizaki bateu na estreia Giuliana Novak por 1 a 0, mas perdeu em seguida para Sara Cardin por 3 a 1. Apesar disso, se classificou para a semifinal porque a italiana não deu chances para a argentina e venceu por 4 a 0.

Na semifinal, Valéria Kumizaki teve pela frente a francesa Emilie Thouy, que a derrotou na final do Mundial de 2016, mas a brasileira conseguiu a revanche. A luta terminou empatada em 1 a 1, mas, na decisão dos juízes, a vitória foi de Kumizaki.

Na final, ela enfrentou Tzu-Yun Wen, de Taipei, campeã asiática, que derrotou na semifinal a italiana Sara Cardin, e conquistou o título com uma vitória por 1 a 0.

Douglas Brose

Douglas Brose fez três lutas na fase de grupos. Derrotou com autoridade o polonês Maciej Drazweski por 5 a 0 e empatou em 1 a 1 contra o iraniano Amir Mehdizadeh e 0 a 0 com o francês Sofiane Agoudjil. Em ambas, no entanto, a arbitragem deu a vitória para o brasileiro.

Na semifinal, Douglas Brose não conseguiu passar por Firdosi Farzaliyev, do Azerbaijão, que venceu o combate por 5 a 0. Na decisão da medalha de bronze, o brasileiro teve pela frente o espanhol Matias Gomez Garcia. A luta terminou empatada em 1 a 1, mas, desta vez a decisão dos árbitros foi favorável ao europeu, deixando o brasileiro fora do pódio.

Mais Brasil no World Games

Nesta quarta-feira, mais dois brasileiros vão estar em ação no World Games. Hernâni Veríssimo vai representar o país na categoria até 75kg, enquanto Isabela Rodrigues luta na até 68kg.

 

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Caratê