O caratê brasileiro segue vivo na Etapa de Salzburg da Premier League. Depois de Rafael Nascimento e Vinícius Figueira serem eliminados do torneio nas categorias -60kg e -67kg, Valéria Kumizaki passou para a repescagem na categoria -55Kg e se garantiu na disputa pela medalha de bronze no domingo (1).
Em sua primeira luta, já pela segunda rodada, Valéria encarou Alesandra Hasani, da Croácia, e venceu por 2 a 1. No confronto seguinte, a brasileira enfrentou a peruana Alessandra Vindrola e derrotou a adversária com facilidade por 6 a 0.
Na quarta rodada, Valéria lutou contra a italiana Sara Cardin, mas acabou derrotada por 2 a 1. Como a adversária chegou até a final da categoria, Valéria foi para a repescagem.
Lá, a carateca brasileira enfrentou Ilaha Gasimova, do Azerbaijão, e venceu por 3 a 0. Agora, no próximo domingo (1º) ela encara a italiana Veronica Brunori na disputa pela medalha de bronze.
+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Figueira e a ameaça egípcia
Pela categoria até 67kg, Vinícius Figueira entrou direto na segunda rodada para enfrentar Christian Wever, da Guatemala, e venceu o adversário por 3 a 2. Na terceira rodada, o brasileiro encarou Tural Aghalarzade, do Azerbaijão, e bateu o adversário por 5 a 0.
Nas quartas de final, no entanto, Vinícius não foi páreo para Stefan Pokorny, da Áustria, e acabou derrotado por 2 a 1. Como o adversário não chegou até a final, o brasileiro ficou fora da repescagem.
Por outro lado, seu rival direto na briga por uma vaga em Tóquio, o egípcio Ali Elsawy, passou pela repescagem e no próximo domingo disputa a medalha de bronze.
Atualmente, a diferença entre os adversários no ranking olímpico é de 720 pontos e como o egípcio foi mais longe que o brasileiro essa distância ficará mais curta. Vinícius é o quinto no ranking olímpico, enquanto o adversário está na sexta posição.
Rafael Nascimento
Outro brasileiro que ficou pelo caminho foi Rafael Nascimento. Na categoria até 60kg, ele fez a primeira luta contra o grego Christos-Stefanos Xenos, já pela segunda rodada da chave, e venceu por 4 a 1.
Na rodada seguinte, no entanto, o brasileiro enfrentou o turco Eray Samdan e acabou eliminado com uma derrota por 5 a 0.
Gabriel Stankunas e Douglas Brose também estavam inscritos na Etapa de Salzburg, na categoria -60kg, mas não participaram.
Gabriel não conseguiu arrecadar fundos para a viagem até a Áustria. Já Douglas Brose decidiu não participar do evento por motivos estratégicos. O carateca não lutará mais a categoria até 60kg até o Pré-Olímpico, preferindo as lutas na categoria -67kg. Ele escolheu usar o período para ganhar massa muscular. Brose passou um período de treinamentos na Turquia e retorna ao Brasil no próximo final de semana.