Chegou ao fim neste domingo o Campeonato Mundial de base de caratê. O Brasil não teve um bom desempenho e encerra a competição sem medalhas.
Dentre os cadetes, Matheus Bortolomasi (70kg) foi o atleta que avançou mais. Ele entrou na segunda rodada e venceu o peruano Alonso Mathias por 4 a 1. A seguir perdeu por 8 a 0 para o jordaniano Mohammad Aljafari, que avançou na chave e possibilitou a volta do brasileiro na repescagem para a disputa do bronze.
Matheus Bortolomasi venceu a primeira por 4 a 0, contra Ahmed Almaki, da Arábia Saudita, mas acabou eliminado definitivamente na segunda luta, após perder por 4 a 0 para o português Vasco Melo
Catarina Peres (47kg), Gabriel Crispin dos Santos (57kg), Miguel Silva (63kg) e Thiago Rian Andrade (+70kg) também venceram uma, mas acabaram fora na segunda disputa. Catarina e Thiago pararam na terceira rodada. Gabriel e Miguel ficaram na segunda.
Alice Beatriz Silva Gomes (54kg), Luisa Klettenberg (+54kg) e Bryan Aguiar Brito (52kg) caíram na estreia, os três em lutas válidas pela segunda rodada.
Luisa Klettenberg participou também no kata feminino, sem avançar para a disputa das medalhas, bem como Julio Garcia, no masculino.
Sub-21
O melhor resultado do Brasil na categoria sub-21 foi o de Renan Domingos. No Kata masculino (-67kg), o atleta venceu suas três primeiras lutas, mas acabou sendo derrotado por BatyrGali Abilmansur, do Cazaquistão, que viria a ser o campeão. Renan foi para a repescagem, mas não conseguiu vencer o russo Poimtsev Mikhail, dando adeus à competição.
No Kata feminino, Beatriz Tihara foi eliminada ainda na primeira rodada, assim como Lucas Santos, no masculino.
Time júnior coleciona derrotas
A delegação júnior perdeu todas. Camily da Costa (48kg), Barbara Cruz (53kg), Alice Miranda (59kg), Rafael Borges dos Santos (55kg) e Gabriel Pinheiro (76kg) perderam na primeira rodada.
Camily ainda foi à repescagem, já que sua algoz, a egípcia Yasmin Nasr Elgewily avançou e venceu a chave em que ambas estavam.
Anna Prezzoti (+59kg), Lucas de Miranda (+76kg), Lucas Bezerra (61kg) e André dos Santos (68kg) caíram na segunda rodada.
No kata, Alice Miranda e Izaac Soares participaram sem chegar na briga pelo pódio.