A delegação de São Paulo larga na frente na disputa pelo título geral do Campeonato Brasileiro Interclubes de caratê, que está sendo disputado até o próximo domingo, dia 13 de outubro, Ginásio Arena do Praia Clube, em Uberlândia. Na classificação olímpica, os paulistas lideravam a tabela com 109 medalhas, das quais, 29 de ouro, seguidos da Bahia, com 15; Santa Catarina, com 10 e Minas Gerais, com 8 de ouro (ver tabela).
O primeiro dia envolveu as disputas das categorias Júnior, Sub-21 e Master, nas modalidades de Kata (simulação de luta) e Kumitê (luta), individual e por equipe, nas divisões de Novos e Especial (mais graduados). Na abertura de competições, 710 atletas pisaram no tatame montado no Ginásio Arena do Praia Clube – sendo 230 nas disputas de Kata e 480 nas disputas de Kumitê.
Dentre os destaques do primeiro dia de competições, está Rafael Alves dos Santos, campeã no Kata Sub-21. O atleta de Uberlândia (MG) é o atual vice-campeão brasileiro do Kata Sênior, categoria a qual, Rafael disputa nesta sexta-feira, dia 11 de outubro. O primeiro ouro do campeonato ficou com a equipe de Kata Master da Bahia, representada pelos atletas Fabrice Chiron, Gleiton dos Santos e Rivailton Veloso. De Santa Catarina, uma das medalhistas foi Nicole Bauchspiess, no Kumitê Júnior até 59 quilos.
A competição prossegue nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, com as categorias Sub-08 e Sub-10, somente no Kata; Sub-12, no Kata Individual e Equipe e Kumitê Individual; Sub-14, Kata e Kumitê Individual; Cadete, Kata Individual; Sub-21, Kumitê Equipe e Master, no Kumitê Equipe.
A etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes de caratê é uma promoção da Confederação Brasileira de caratê, por meio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), em parceria com o Praia Clube de Uberlândia.