O Brasil voltou excesso de bagagem no sul-americano de caratê, disputado na Bolívia. A seleção trouxe sete medalhas de ouro, mais cinco de pratas e outros três bronzes na somatória dos dois naipes, individual e por equipes, no kumitê e no kata.
Rafael Nascimento (68kg), Bárbara Rodrigues (60kg), Marco Anjos (75kg) e Adam Ramos (+84kg), além da equipe feminina foram campeões do kumitê no sul-americano de caratê. No kata, quem subiu no lugar mais alto do pódio foi a equipe masculina e Nicole Santos.
o time masculino também foi prata por equipes no kumitê. No individual, colocaram a mesma medalha no peito Jéssica Paula (50kg), Laura Losekan (55kg) e Marcelo dos Santos (+84kg). A equipe feminina foi prata no kata.
Os três bronzes vieram com Isabela Rodrigues (+68kg) e Gabriel Stankunas (60kg) no kumitê, e com Williames Santos no kata do sul-americano de caratê, realizado na cidade de Santa Cruz de la Sierra.
“Eu estou muito feliz mesmo com este resultado, pois desde a minha base eu estou na seleção e nunca tinha feito uma final representando a seleção brasileira em um campeonato oficial sul-americano, conquistar logo um ouro na categoria sênior”, afirmou Rafael Nascimento.
“Estava em uma chave muito difícil, onde tinha atletas de ponta e eu consegui bons resultados em cima deles. Isso mostra que todo o meu empenho está valendo a pena”, acrescentou o carateca.
Neste ano o atleta disputou três torneios internacionais e obteve resultados inéditos em todos eles: o 5º lugar na etapa mundial da Áustria, o bronze no Pan-Americano e agora o ouro no Sul-Americano de caratê.