Vinicius Figueira é o grande nome do caratê brasileiro atualmente, e a temporada de 2018 foi finalizada com chave de ouro no Prêmio Olímpico Brasileiro, onde o carateca foi celebrado como o principal atleta da modalidade.
“Eu me sinto muito honrado, muito feliz de representar o caratê e de estar entre os melhores atletas do país”, disse Vinicius Figueira em entrevista para o Olimpíada Todo Dia.
O ano de 2018 foi vitorioso, mas repleto de dificuldades e obstáculos. “Primeiro semestre a gente ganhava três rodadas e depois perdia. E eu sempre falava nas entrevistas após as lutas: uma hora a agente vai chegar, a gente tá ajustando e vai melhorar. E no segundo semestres, a minha pior colocação foi um quinto lugar na final do Japao”.
Atual líder do ranking mundial na categoria até 67kg e entre os três melhores no ranking olímpico (que junta as categorias 67kg até 70kg), Vinicius foi prata no Mundial, teve grande destaque nas etapas da Premier League e ainda brilhou, ao lado de Valéria Kumizaki, no Pan-Americano.
“Quando começou valer pontos para o ranking olímpico, a gente foi bem, mas é só o começo, temos ainda todo o ano de 2019 e o ano de 2020, estamos no caminho certo”, concluiu o carateca.
A companheira Valéria Kumizaki tem um papel fundamental na trajetória de sucesso do carateca.”Ah, a gente fica dois meses fora, sempre sozinho, então é muito importante para apoiar e incentivar. Ela está sempre me ajudando nas lutas, a gente treina e compete juntos, é muito bom ter ela por perto.”