Terminou neste domingo a etapa de Xangai da Karate 1 Series A com quatro medalhas conquistadas pelo Brasil. Vinícius Figueira faturou a medalha de prata, enquanto Valéria Kumizaki, Douglas Brose e Isabela Rodrigues ficaram com o bronze.
Depois de vencer as cinco lutas que fez na sexta-feira, Vinícius Figueira garantiu a classificação para a final da categoria até 67kg. O adversário deste domingo pelo ouro foi o egípcio Aly Ismail, que venceu por 3 a 1 e subiu no lugar mais alto do pódio. Confira a campanha do brasileiro:
Vinícius Figueira 1 x 0 Stefan Joksic (SER)
Vinícius Figueira 0 x 0 Amir Mehdizadeh (IRN)
Vinícius Figueira 1 x 0 Songvut Muntaen (TAI)
Vinícius Figueira 0 x 0 Mohammad Shahryari Bovand (IRN)
Vinícius Figueira 4 x 1 Alireza Shirsefat (IRN)
Vinícius Figueira 1 x 3 Aly Ismail (EGI)
Já Valéria Kumizaki chegou até a semifinal na sexta-feira, mas acabou derrotada pela japonesa Fumika Ishiai por 2 a 0. Com o resultado, disputou a medalha de bronze neste domingo e a conquistou ao bater Tzu-Yun Wen, da China Taipei por 1 a 0. Confira a campanha da brasileira:
Valéria Kumizaki 1 x 0 Melinda Michel (AUS)
Valéria Kumizaki 1 x 0 Dominika Bogarova (ESQ)
Valéria Kumizaki 1 x 0 Jamei Ding (CHI)
Valéria Kumizaki 4 x 1 Tamaki Yoshiyasu (JAP)
Valéria Kumizaki 0 x 2 Fumika Ishiai (JAP)
Valéria Kumizaki 1 x 0 Tzu-Yun Wen (TPE)
Na categoria até 60kg, Douglas Brose participou da repescagem após ter perdido para o campeão durante a fase eliminatória, podendo, assim, lutar pelo bronze. Na última luta, venceu Sadriddin Saymatov, do Uzbekistan, e garantiu a medalha. Veja os resultados:
Douglas Brose 2 x 2 Christos-Stefanos Xenos (GRE)
Douglas Brose 5 x 0 Karime Aboeitta (EGI)
Douglas Brose 3 x 0 Sadriddin Saymatov (UZB)
Novamente pelo feminino, desta vez na categoria mais de 68kg, foi a vez de Isabela Rodrigues disputar a repescagem e conquistar a medalha de bronze. A exemplo de Brose, a derrota para o campeão abriu vaga para a repescagem. Confira os resultados da atleta:
Isabela Rodrigues 3 x 2 Risa Sugitmoto (JAP)
Isabela Rodrigues 5 x 0 Shabnam Vahedi (IRN)
Isabela Rodrigues 2 x 0 Maria García Torres (ESP)
Além de Douglas e Isabela, outra brasileira também disputou repescagem pela rodada da etapa da China. Hellen Bárbara Rodrigues encarou a turca Eda Eltemur, mas acabou derrota e ficou sem chances de conquistar o bronze. Resultado:
Hellen Bárbara Rodrigues 0 x 2 Eda Eltemur (TUR)
Com os dois pódios conquistados em Xangai, Vinícius Figueira e Valéria Kumizaki, que são um casal, encerram a temporada com os melhores desempenhos entre os caratecas brasileiros. O principal resultado de Figueira em 2018 foi o vice-campeonato mundial, mas ele também foi campeão pan-americano, prata na Premier League de Berlim e prata nas etapas Karate 1 Series A de Santiago e Xangai. Já Kumizaki, que não foi bem no Mundial, foi campeã da Premier League de Rabat e pan-americana, além de levar bronze nas etapas Karate 1 Series A de Salzburg, Santiago e Xangai.
No ranking mundial, Vinícius Figueira é o líder de sua categoria, enquanto Valéria Kumizaki é a sexta colocada. No ranking olímpico, que começou a contar a partir de 1 de outubro de 2018 e que vai determinar os classificados para Tóquio 2020, Figueira é o terceiro colocado, enquanto Kumizaki, por não ter ido bem no Mundial, ocupa apenas a 52ª. colocação.