8 5
Siga o OTD

Canoagem Velocidade

Brasil classifica dois barcos para os Jogos Pan da Juventude 2025

Mateus Nunes Bastos e Gabriel Nascimento, no masculino, e Maria do Livramento Cunha e Lorrane Santos Souza, no feminino, ambos no C2 500m, conquistaram as vagas para o país

Mateus Nunes Bastos/Gabriel Nascimento Mateus Nunes Bastos Gabriel Nascimento canoagem velocidade jogos pan da juventude seletiva Jogos Pan-Americanos da juventude Brasil domina Sul-americano cadete de canoagem velocidade
Mateus Nunes Bastos e Gabriel Nascimento (Fábio Canhete/COPAC/CBCa)

O Brasil classificou para os Jogos Pan da Juventude os dois barcos de canoagem velocidade que mandou para a água na seletiva realizada nesta quarta-feira (13). Mateus Nunes Bastos e Gabriel Nascimento, no masculino, e Maria do Livramento Cunha e Lorrane Santos Souza, no feminino, ambos no C2 500m sub-21, conquistaram as vagas. A seletiva ocorreu no Lago Calcagno, em Montevidéu, no Uruguai.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Mateus Nunes Bastos e Gabriel Nascimento venceram a prova deles com boa folga. Cravaram 1min40s51, mais de um segundo à frente do Chile (1min41s70), os segundos colocados. Os cinco primeiros carimbaram vagas para o Jogos Pan-Americanos da Juventude do ano que vem na canoagem velocidade. Canadá (1min44s60), Argentina (1min44s90) e Cuba (1min46s03) completaram a lista.

“Largamos bem. Tinha um pouquinho de vento pro lado do Mateus, mas conseguimos fazer uma boa prova e ficar em primeiro lugar”, disse Gabriel, logo após competir. “Viemos para ganhar e vamos lutar por mais uma vaga, no C1”, acrescentou Mateus.

Maria do Livramento Cunha/Lorrane Santos Souza Maria do Livramento Cunha Lorrane Santos Souza canoagem velocidade jogos pan da juventude seletiva Jogos Pan-Americanos da juventude
Maria do Livramento Cunha e Lorrane Santos Souza (Fábio Canhete/COPAC/CBCa)

C2 feminino

Maria do Livramento Cunha e Lorrane Santos Souza ficaram com a quarta colocação com o tempo de 2mi17s26. O Canadá passou em primeiro marcando 2min05s71, seguido pelo Chile (2min07s62) e pelo México (2min09s50). Assim como no masculino, as cinco melhores duplas conquistaram vagas para o Jogos Pan da Juventude. A Venezuela (2min26s48) ficou com a última.

“Nossa prova, não tem como dizer que foi boa. Não estávamos com o barco que estamos acostumadas a treinar. Fizemos uma largada muito ruim, depois conseguimos acompanhar. Não vou mentir, não gostei da prova, mas gostei de ter conseguido a classificação”, falou Maria do Livramento. Lorrane endossou as palavras da companheira e acrescentou que elas tiveram um pouco de desequilíbrio durante o percurso.

Caiaque master

O país também teve uma dupla representando na disputa pelo K2 Masculino Master, Juliano Crai Dal Molin e Bruno Hendrigo de Oliveira Baltieri conquistaram o terceiro lugar com o tempo de 2min05s83. Nos próximos dias, as disputas seguem com provas valendo pelo Sul-Americanas e Pan-Americanas de Canoagem e Paracanoagem.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Canoagem Velocidade