8 5
Siga o OTD

Canoagem Velocidade

Associação Cacaueira finaliza com o título geral do Brasileiro

A equipe baiana finalizou com o somatório de 1443 pontos e conquistou o título da competição. Na paracanoagem, a IBRES-DF se sagrou campeã geral

Associação Cacaueira de Canoagem, campeã geral do Brasileiro de canoagem velocidade (Divulgação/Canoagem Brasileira)
Associação Cacaueira de Canoagem, campeã geral do Brasileiro de canoagem velocidade (Divulgação/Canoagem Brasileira)

O Campeonato Brasileiro de canoagem velocidade e paracanoagem chegou ao fim na cidade de Lagoa Santa, em Minas Gerais. Depois de mais de 300 provas disputadas desde a última terça-feira (10), a Associação Cacaueira de Canoagem, da Bahia, terminou com o título geral da competição. Isaquias Queiroz, multimedalhista olímpico representando o Brasil, encerrou sua participação com seis medalhas de ouro conquistadas.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Para ficar com a taça nas provas de canoagem velocidade, a Associação Cacaueira obteve 1443 pontos, superando a Associação de Canoagem de Itacaré-BA (916 pontos) e a equipe da casa, a Lagoa Santa-MG (742 pontos). Já na paracanoagem, o título foi da IBRES-DF, que somou 53 pontos, seguida pelo Iate Clube de Londrina-PR, com 20, e pela ANC, com 16.

O Brasileiro foi o terceiro evento da temporada, reunindo mais de 500 atletas de 54 clubes de todo o país. A pontuação obtida neste torneio, somada aos resultados das primeiras duas etapas da Copa Brasil, definirá o ranking nacional da modalidade.

Destaques do último dia

Totalmente dominante no cenário brasileiro, Isaquias Queiroz, do Flamengo, levou sua sexta medalha de ouro na atual edição do Brasileiro. Após vencer as provas do C1 1000m, C2 1000m, C1 500m, C2 200m e C2 500m, o baiano de 30 anos conquistou o título na distância do C1 200m, fechando a disputa no tempo de 41s01. Outro atleta que foi aos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e esteve presente em Lagoa Santa foi Mateus Nunes Bastos. Ele alcançou cinco medalhas no total e encerrou com a prata no C1 200m da categoria Júnior.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Voltando às decisões no sênior, Edson Isaias da Silva levou a melhor no K1 200m, derrotando Fábio Demarchi em final muito apertada (tempo de 37s45 contra 37s71). Por outro lado, na final em duplas, Fábio e Roberto Maehler saíram com a vitória com a marca de 34s67. Entre as mulheres, as olímpicas Ana Paula Vergutz e Valdenice Conceição levaram o ouro, respectivamente, no K1 e no C1. Elas também venceram na prova em equipe, ao lado de Maria Eduarda Mufato e Radija Conceição. Confira todos os resultados através deste link.

*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Canoagem Velocidade