Os brasileiros Mateus Nunes e Gabriel Nascimento venceram com folga suas baterias eliminatórias no C1 500m no Mundial Júnior e Sub-23 de canoagem velocidade, em Plodviv, na Bulgária, nesta quinta-feira (18). Mateus ganhou sua série na disputa júnior e manteve o 100% de aproveitamento na competição, enquanto Gabriel avançou na disputa sub-23.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
Keléu, como é conhecido Mateus, competiu na terceira série classificatória júnior do C1 500m. Ele não fez um início forte, mas cresceu na metade final da prova e venceu com o tempo de 1min58s425, quase dois segundos a frente do segundo colocado, que foi o tcheco Ondrej Visner, com 2min00s322. O terceiro colocado foi o chileno Joaquin Lagos, com 2min00s758.
Com o desempenho, Mateus se garantiu na semifinal da prova, que acontecerá no sábado (20), às 11h21. Vale destacar que ele também está na semifinal do C1 1000m, que ocorrerá nesta sexta-feira. Além disso, Keléu está na final do C2 500m, ao lado do compatriota Lucas Espírito Santo. A disputa por medalhas da prova em dupla acontecerá também nesta sexta.
Mateus Nunes é uma das grandes promessas da canoagem velocidade brasileira. Mesmo tendo apenas 18 anos de idade e ainda competindo na categoria júnior, o baiano foi convocado para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, que começam na próxima semana. A disputa da canoagem velocidade no megaevento da capital francesa só se iniciará a partir de 6 de agosto.
Gabriel Nascimento também sobra
Pela disputa sub-23, Gabriel Nascimento venceu sua bateria no C1 500m com ainda mais vantagem. Ele anotou 1min49s721 na quarta e última série, ficando a frente do alemão David Bauschke, com 1min52s071. O terceiro colocado foi o húngaro Kristof Kollar, com 1min56s240. Com o desempenho, Gabriel também avançou à semifinal, que ocorrerá no sábado, a partir das 11h39.
Gabriel Nascimento também tem 18 anos de idade – mas nasceu em 2005 -, e compete com atletas até quatro anos mais velho do que ele. Assim como Mateus, ele treina em Lagoa Santa (MG) com a seleção brasileira permanente de canoagem velocidade, que tem liderança de Lauro Pinda. Gabriel busca manter o título mundial sub-23 do C1 500m com o Brasil, uma vez que Filipe Vieira foi o campeão no ano passado.