Começou, nesta sexta-feira (10), a Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, em Szeged, na Hungria. Três brasileiros estiveram presentes nas disputas das eliminatórias masculinas do C1 500m e C2 500m. Nas provas individuais, Isaquias Queiroz liderou suas chaves e avançou à final principal da competição. Por outro lado, Gabriel Nascimento disputará a final B da categoria. Mais tarde, em duplas, Nascimento voltou às águas ao lado de Mateus dos Santos, mas também ficou de fora da decisão principal.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Na primeira disputa, pela manhã, Isaquias venceu a bateria 2 mesmo sem forçar muito a remada. Ele percorreu os 500 metros com o tempo de 1min52s93, quase cinco segundos à frente do segundo colocado. Por sua vez, Gabriel Nascimento liderou a bateria 4 com um ritmo um pouco superior, marcando 1min51s97, cruzando a linha de chegada um segundo antes do segundo lugar.
Assim, ambos atletas da canoagem brasileira se classificaram às semifinais da competição. Por lá, Isaquias Queiroz melhorou a sua marca e chegou na 1ª colocação de sua bateria com o tempo de 1min50s91. Enquanto, Gabriel Nascimento piorou em quase dois segundos a sua marca, ficou em 4º de sua chave, e não disputará a grande decisão. Os dois atletas do Brasil voltarão às águas de Szeged neste sábado (11), com Isaquias sendo o único a ter chances de medalha.
C2 500m
Gabriel Nascimento também disputou a prova de canoa em duplas. Ao lado de Mateus dos Santos, ele competiu na bateria 3 das eliminatórias. Com o tempo de 1min48s97, a equipe do Brasil conseguiu avançar às semifinais da categoria. No entanto, valendo vaga à decisão, os brasileiros melhoraram a marca em apenas alguns décimos de segundo, e ficaram em 7º lugar, fora da zona de classificação.
Por fim, vale destacar que a Copa do Mundo de Canoagem Velocidade é uma importante etapa de preparação aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Assim, o treinador Lauro de Souza Júnior está aproveitando a competição para fazer um laboratório com os atletas e avaliar, também, os concorrentes dos canoístas brasileiros que estarão na disputa da Olimpíada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK