Vaga Olímpica para o Brasil! Filipe Vieira Santana e Jacky Godmann asseguraram, nesta terça-feira (23), uma vaga na Canoagem C2 500 metros para os Jogos Olímpicos Paris 2024. A conquista veio logo na disputa do primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade e Qualificatória Olímpica das Américas 2024, sediado na Flórida, nos Estados Unidos. Goodman e Vieira percorreram os 500 metros em 1min46s e carimbaram o passaporte para Paris.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
A competição conta com cerca de 76 atletas, de 18 países, que estarão nas águas norte-americanas. Ao longo dos três dias de disputa, o Brasil participará de 6 provas na Flórida: K2 Masculino 500 metros; C2 Masculino 500 metros; C1 Feminino 200 metros; C1 Masculino 500 metros; K1 Masculino 1000 metros e K1 Feminino 500 metros. Além disso, todas as provas oferecem duas cotas Olímpicas para os vencedores, com exceção da C1 masculina.
Vaga olímpica na canoagem
Assim, na manhã desta terça-feira, quatro atletas brasileiros entraram em ação. Na primeira final disputada, a Canoa 500 metros masculina, Filipe Vieira Santana e Jacky Godmann percorreram os 500 metros em 1min46s e chegaram em primeiro lugar e garantiram a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os canadenses Alix Plomteux e Craig Spence chegaram em segundo lugar, com 1min50s, enquanto os colombianos Daniel Alfonso e Alejandro Rodriguez completaram o pódio com 1min52.
“Estamos muito felizes, foram muitos treinamentos no Brasil, em Lagoa Santa, e o resultado de tudo isso foi essa vaga olímpica. Agradeço a todos meus patrocinadores, treinadores e colegas de equipe que ficaram na torcida no Brasil”, comentou Filipe Vieira.
“Fizemos uma ótima prova, largamos na frente e conseguimos manter a liderança. Agora é continuar os treinamentos para chegar bem preparado nos Jogos Olímpicos”, completou Jacky Godmann.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Bronze no K2
Edson Isaias da Silva e Vagner Souta disputaram o qualificatório do caiaque 500 metros e avançaram à final da competição. Os brasileiros chegaram em segundo lugar na bateria 2 quarto lugar geral do qualificatório, com o tempo de 1min38s. Na final, a dupla Edson e Vagner melhorou o tempo e conquistou a medalha de bronze com 1min33s027, apenas 47 milésimos de segundo atrás dos argentinos Gonzalo Carreras e Manuel Orero. Os grandes campeões foram os norte-americanos Jonas Ecker e Aaron Small, com 1min31s750, e conquistaram a vaga à Paris.