A Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), da Bahia, fez história no Brasileiro de canoagem de velocidade ao conquistar a melhor pontuação com um total de 2296 pontos. Ao todo, Lagoa Santa, em Minas Gerais, recebeu 436 atletas representando 43 equipes de todo o país.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Atrás da ACC, a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) acabou em segundo lugar, com 1712 pontos, enquanto a Associação Marauense de Canoagem (AMC) completou o pódio em terceiro. Já na paracanoagem, quem ficou na primeira colocação foi o Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (IBRES), totalizando seus 49 pontos. Por fim o Iate Clube de Londrina (ICL) e o Clube de Remo Curitiba (CRCuritiba) finalizaram com a prata e o bronze, respectivamente.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
Sucesso do evento
Rafael Girotto, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), expressou sua satisfação com o sucesso do evento. “O Campeonato Brasileiro foi um sucesso que celebra o comprometimento, a paixão e a dedicação dos nossos atletas. Este evento não teria sido possível sem a incrível colaboração de todas as equipes e a calorosa hospitalidade de Lagoa Santa”, disse Rafael.
“Temos orgulho de fazer parte da vida de muitos atletas. Nossa cidade fica bastante movimentada quando tem esses eventos, o esporte ganha e todo comércio também. Queremos que vocês se sintam em casa, possam curtir esse espírito que Lagoa Santa tem, de acolhimento, receptividade, de carinho com cada um de vocês, nossos atletas e turistas”, disse Rogério Avelar, prefeito de Lagoa Santa, sede do Brasileiro.
A atleta da seleção brasileira, Lorrane Souza, que esteve participando do Olympic Hopes, também competiu em Lagoa Santa e garantiu cinco medalhas. “Estou muito feliz em estar aqui em Minas Gerais, já ganhei várias medalhas, no 1000m uma de ouro e outra bronze, nas provas do C2 500m, mais duas, ouro e prata. E hoje, último dia de competição na prova de 200m cheguei também em primeiro lugar. Isso é o resultado de treino e dedicação. É muito bom ver minha evolução e sempre representar com muita dedicação o meu Brasil que tanto amo”, disse Lorrane.
Sobre a paracanoagem
O paratleta Tcharler Bezech veio de Santa Catarina competir em Lagoa Santa e pela primeira vez conquistou uma medalha em um campeonato nacional. “Já competi em outros lugares, sempre ficava em quinto ou sexto, hoje, na minha primeira estreia com barco de 5 kg e remo de fibra de carbono consegui chegar em segundo lugar. Pra mim é uma vitória pois consegui honrar as pessoas que acreditam na paracanoagem. Um agradecimento especial aos meus treinadores e patrocinadores. Viva a canoagem”, pontou Tcharler. Confira todos os resultados do torneio através deste link.
Pan-Americano e Sul-Americano em Lagoa Santa
Além disso, a cidade de Lagoa Santa será o palco de um dos eventos mais importantes do esporte, marcando sua estreia como sede de um campeonato internacional. Entre os dias 29 de setembro e 1° de outubro, o município irá sediar o Campeonato Sul-Americano de canoagem de velocidade e paracanoagem, juntamente com o Pan-Americano de paracanoagem.
*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem