O campeão olímpico Isaquias Queiroz se classificou para a final do C1 1000m no Mundial de canoagem velocidade, em Duisburg, na Alemanha, nesta quinta-feira (24). Ele foi o segundo colocado de sua bateria na semifinal, ficando atrás apenas do tcheco Martin Fuksa. A briga pelas medalhas ocorrerá no sábado, às 07h01. Além disso, Isaquias avançou para a semifinal do C2 500m ao lado de Jacky Godmann.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
Assim como aconteceu na eliminatória, disputada na véspera, Isaquias Queiroz ficou em segundo lugar em sua bateria. Na semi, ele dividiu as primeiras colocações com Martin Fuksa até o fim. O tcheco levou a vitória com 3min45s161, enquanto o brasileiro anotou 3min47s449. Os três primeiros colocados avançaram à final. O último a se garantir foi o ucraniano Pavlo Altukhov.
Com mais uma classificação para a final, Isaquias segue vivo para conquistar sua sexta medalha no C1 1000m em Mundiais de canoagem velocidade. Ele foi ao pódio da prova nas últimas quatro vezes que disputou a competição, sendo bronze em 2017 e em 2018, ouro em 2019 e prata em 2022. Ao todo, o baiano de 29 anos acumula 14 medalhas em Mundiais, sendo sete ouros, uma prata e seis bronzes.
Além da prova individual, Isaquias Queiroz também disputa o C2 500m, ao lado de Jacky Godmann. A dupla ficou em segundo lugar na bateria eliminatória nesta quinta-feira, com 1min42s171, mais de um segundo atrás dos italianos Gabriele Casadei/Carlo Tacchini, e se classificou para a semifinal. Os brasileiros voltarão a competir no sábado, às 10h44.
Vale destacar que o Mundial de canoagem velocidade deste ano serve como classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os cinco primeiros colocados do C1 1000m, assim como os oito melhores barcos do C2 500m, garantirão vaga na Olimpíada do próximo ano.
Ana Paula Vergutz na final do K1 1000m
Quem também se classificou para a final foi Ana Paula Vergutz, no K1 1000m. A brasileira ficou em segundo lugar em sua bateria semifinal, com 4min05s986, a menos de um segundo da primeira colocada, e carimbou o passaporte para a decisão, que acontecerá no sábado, às 05h54. Ana ainda venceu a semifinal B do K1 500m e disputará a final B da prova.
Pela paracanoagem cujas disputas acontecem em conjunto com as da canoagem velocidade neste Mundial, Carlos Moreira ficou em quarto lugar na eliminatória, mas venceu sua série semifinal no VL1 200m com folga e se classificou para a final da prova. A decisão ocorrerá no domingo, às 07h20. Outros três brasileiros avançaram para as semifinais: Giovane Vieira se classificou no VL3 200m, enquanto Mari Santilli e Aline Oliveira se garantiram no KL3 200m.
Outro brasileiro que venceu uma semifinal B foi Vagner Souta, no K1 1000m. Ele chegou em primeiro lugar com mais de sete segundos de frente para os adversários e disputará a final E. Poucas horas antes, Vagner juntou-se a Edinho Silva para disputar a eliminatória do K2 500m. Eles ficaram em terceiro lugar na bateria, três segundos atrás dos líderes, e se se classificaram para a semifinal da prova.