8 5
Siga o OTD

Canoagem Velocidade

Brasileiros avançam às finais do C2 500m no Mundial júnior e sub-23

Evandilson Neto/Filipe Vieira, no sub-23, e Mateus Santos/Gabriel Nascimento, no júnior, avançaram às finais

Brasileiros posam para foto no C2 500m do Mundial júnior e sub-23 de canoagem velocidade
(Foto: Divulgação/Canoagem Brasileira)

O Brasil iniciou muito bem sua participação no Mundial Júnior e sub-23 de canoagem velocidade, em Auronzo, na Itália. As duas duplas que entraram em ação nesta quinta-feira (06) se classificaram para a final do C2 500m. Evandilson Neto/Filipe Vieira passou de forma direta na categoria sub-23, enquanto Mateus Santos/Gabriel Nascimento precisou da semifinal no júnior.

Evandilson Neto e Filipe Vieira venceram a bateria eliminatória do C2 500m sub-23 e, assim, se classificaram de forma direta para a final da prova. Eles anotaram 1min44s67 para terminar em primeiro lugar, mais de um minuto a frente dos ucranianos Volodymyr Savchyn/Taras Suzyk, que ficaram em segundo lugar. A decisão acontecerá no sábado, às 05h13 (horário de Brasília).

Pela categoria júnior, Mateus Santos e Gabriel Nascimento ficaram em quarto lugar na eliminatória do C2 500m e precisaram disputar a semifinal da prova. Eles marcaram o tempo de 1min46s86, ficando pouco mais de dois segundos atrás dos húngaros Dergely Lugosi/Istvan Juhasz, líderes com 1min44s61. Os três primeiros colocados avançaram à final de forma direta, sendo que os brasileiros a 1s26 de se classificar.

Já na semifinal, disputadas poucas horas mais tarde, os brasileiros venceram com ampla margem e garantiram a classificação para a final. Eles venceram a bateria com 1min45s75, quase dois segundos a frente dos poloneses Marceli Krawiec/Kacper Filipczak, que ficaram em segundo lugar. A final acontecerá no sábado, às 06h (horário de Brasília). O Mundial de base de canoagem velocidade segue até domingo.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Canoagem Velocidade