O brasileiro Isaquias Queiroz ficou com a medalha de ouro no C1 500 m do Campeonato Pan-Americano de canoagem e paracanoagem velocidade. Ele venceu a prova nesta sexta-feira (12) em Halifax, no Canadá, um dia depois de faturar o título da C1 1000 m. O brasileiro é o atual campeão mundial do C1 500 m, título conquistado poucos dias antes do continental na mesma raia canadense. Ainda nesta sexta, Ana Paula Vergutz e Vagner Souta levaram bronzes no K1 1000 m e K1 500 m, pela ordem.
Isaquias Queiroz completou o C1 500 m do Pan-Americano de canoagem cravando 1min49s6 para garantir a medalha de ouro. A prata ficou com o canadense Connor Fitzpatrick marcando 1min50s2 e o bronze foi para a Colômbia, abocanhado por Alejandro Rodriguez em 1min51s2. “(A prova) foi dentro do planejado. Saí mais devagar, no final coloquei do lado do canadense e fui com ele. Não era necessário chegar com muita força. Graças a Deus mais uma medalhinha, são quatro em duas semanas.” Além dos dois ouros no C1 500 m e o do C1 1000 m, ele foi prata no C1 1000 m do Mundial. Os dois últimos desafios do ano para o baiano e Ubaitaba, que compete pelo Flamengo, são em casa. Primeiro o brasileiro na Bahia e depois a Copa Brasil no Rio de Janeiro.
Dois bronzes
Ana Paula Vergutz faturou a medalha de bronze passando com o tempo de 4min06s7 na final do K1 1000 m. A campeã foi a argentina Brenda Rojas (3min58s5) e a vice foi a canadense Michelle Russel (3min59s6). “Vi o que eu posso melhorar para o próximo pan. O objetivo é encurtar essa distância para as minhas adversárias. Sabemos que tem bastante erro na remada, então temos coisas a melhorar. A medalha de bronze veio para motivar e não sair com o pescoço vazio daqui”, disse a brasileira, acrescentando que quer aprimorar a técnica e a frequência das remadas. “Ano que vem vou estar muito melhor do que agora.”
Já Vagner Souta ficou com a terceira colocação no K1 500 m marcando 1min40s5, atrás do canadense Simon McTavish, ouro com 1min37s7, e do uruguaio Matias Otero com 1min38s3. Souta começou o dia pela bateria classificatória, onde ficou em terceiro lugar, posição que o levou para a semifinal. Lá, chegou em primeiro e conquistou a vaga na disputa por medalhas. “Foi boa a prova (final), tem grandes atletas nos 500 metros. Consegui acertar a remada, fui um pouco mais tranquilo”, avaliou o brasileiro na última prova do Campeonato Pan-Americano de canoagem com o Brasil na raia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK