O brasileiro Isaquias Queiroz conquistou vaga direta na final do C1 500 m do Mundial de Canoagem Velocidade iniciado nesta quarta-feira (3) em Halifax, no Canadá. No Mundial de Paracanoagem, que ocorre concomitantemente, Mari Santilli também avançou direto para a disputa de medalhas, da VL3 200 m. A outra embarcação brasileira do dia na raia foi a de Erlon de Souza e Filipe Vieira e eles foram para a semifinal do C2 500 m. Assista ao vivo ao campeonato inteiro aqui pelo Olimpíada Todo Dia.
Sem rivais
Isaquias Queiroz, campeão mundial em 2019 e Olímpico em Tóquio-2020 no C1 1000 m, sobrou na terceira bateria classificatória do C1 500 m em Halifax. Ele cravou 1min52s70, quase três segundos à frente do segundo colocado, o italiano Carlo Tacchini (1min55s52). Somente o vencedor assegurava vaga direta na final da prova, marcada para às 12h35 de sábado (6). Os demais foram para a semifinal. “A gente chegou aqui analisando a questão do vento, a primeira largada eu queimei, dai dei uma ‘seguradinha’ na saída. Saí mais atrás, mas no final eu dei um gás. Agora é descansar e pensar nas próximas provas”, disse Isaquias.
Mari Santilli
Mari Santilli ficou em segundo lugar na primeira bateria classificatória dos 200 m feminino na VL3 do Mundial de Paracanoagem com o tempo de 1min04s62. Apenas ela e a primeira colocada, a britânica Charlotte Henshaw (59s89), conquistaram vaga direto para a final, sem precisar correr a semi. A disputa das medalhas será na sexta-feira (5), às 11h44. “Deu boa na canoa, vamos brigar por medalha. Espero que a torcida continue e vamos em frente”, comentou a brasileira.
Erlon e Filipe
Na Canoagem Velocidade, Erlon de Souza e Filipe Vieira correram a segunda classificatória do C2 500 m junto com Nicolae Craciun e Daniele Santili, atuais campeões mundiais da prova. Os italianos ficaram em primeiro com 1min42s75 e pegaram com a única vaga direta para a final. Erlon de Souza e Filipe Vieira passaram em segundo menos de um segundo atrás, 1min43s67, e terão de disputar a semifinal de sexta às 10h45. Precisam chegar pelo menos em terceiro para disputar as medalhas às 11h43 de sábado (6).
“Foi uma prova muito boa. A gente fez um sprint final muito bom. Existe uma possibilidade de estarmos em uma final, o barco está bem, agora vamos ver os tempos nas outras eliminatórias para analisar a nossa posição”, explicou Erlon. “É a primeira que a gente compete e foi forte. Tivemos uma pequena dificuldade no início, mas dá para perceber que temos bastante nível para chegar em uma final”, acrescentou Filipe.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK