Com a presença de Isaquias Queiroz, três vezes medalhista olímpico, Brasil disputa a partir desta quinta o Mundial Sub-23 e Júnior na Romênia
A Equipe Brasileira Sub-23 e Júnior de Canoagem Velocidade está em Bascov, na Romênia, para a disputa do Campeonato Mundial da categoria. Entre os dias 27 e 30 de julho, 1300 melhores atletas de 54 países estarão reunidos em busca do título.
Neste ano, a delegação do Brasil está composta por sete atletas que disputarão as provas de caiaque feminino e masculino, e canoa masculina. Entre eles, estão atletas já experientes nesta competição como o medalhista olímpico Isaquias Queiroz (23 anos), mas também atletas estreantes como a dupla Helton da Silva e Sávio Santana. “Estamos ansiosos, mas seguros do trabalho que fizemos, estamos preparados para remar bem e buscar uma Final A pra sonhar com uma medalha”, comentou Helton.
Para o técnico Rui Fernandes, a equipe do CT Curitiba, que é treinada por ele, vai buscar o maior número possível de Finais A. “Queremos conquistar as finais A, que serão inéditas para nós, e o mínimo que posso esperar são finais B, fora isso não teremos atingido o nosso objetivo proposto”.
No feminino a única representante do Brasil será a canoísta Bruna Domingues, que remará nas provas de K1 500 e 200, na categoria Sub-23. “Me sinto preparada para representar bem o país, e vou para cima buscar resultados expressivos e melhorar minha participação na competição, quero evoluir ainda mais e continuar buscando o topo do pódio”.
Na quinta (27) e na sexta (28) serão realizadas as disputadas classificatórias, e no sábado (29) e domingo (30) as finais. As provas terão transmissões ao vivo pelo canal do Youtube da Federação Internacional de Canoagem (FIC), clique aqui.
Histórico em Mundiais
A equipe Brasileira de Canoagem Velocidade já fez história nas disputas de Mundiais da categoria. A primeira conquista foi com o atleta Isaquias Queiroz, que garantiu com apenas 17 anos, na categoria Júnior, duas medalhas em 2011, na cidade de Brandenburg, na Alemanha. Uma de ouro na prova C1 200m e outra de prata na C1 500m.
Quatro anos depois foi a vez da canoa feminina deixar sua marca, e a atleta Andrea Oliveira conquistou o bronze na prova de C1 200m, na categoria Sub-23, no Mundial realizado na cidade Montemor-o-Velho, em Portugal.
Equipe Brasileira:
Canoa
Isaquias Queiroz – C1 1000 e 200m Sub-23
Jacky Godmann – C1 1000 e 200m Jr
Helton da Silva – C2 1000m Jr
Sávio Santana – C2 1000m Jr
Caiaque
Marcos Scolari – K1 200m Jr
Gilmar Junior – K1 500 e 200m Sub-23
Bruna Domingues – K1 500 e 200m Sub-23