Quatro atletas da equipe permanente feminina de canoagem velocidade e mais nove canoístas de base vão passar a usar a cidade de Capitólio, em Minas Gerais, para treinar. As atividades no novo local começaram na última semana de janeiro visando os próximos dois ciclos olímpicos em Paris 2024 e Los Angeles 2028.
A estrutura conta com barcos, academia de musculação, hangar para guardar os equipamentos, além de moradia, alimentação e local para estudos próximos. De acordo com Alvaro Kolowski, supervisor da canoagem velocidade, a lagoa da Capitólio oferece condições semelhantes do CT de Lagoa Santa, também em Minas Gerais, base da equipe masculina.
“Todos os treinos em Capitólio seguirão a metodologia já utilizada no ENP de Lagoa Santa, liderada pelo treinador Lauro Júnior, que rendeu bons resultados com o Isaquias Queiroz e o Erlon”, comentou Kolowski.
A equipe permanente feminina de canoagem velocidade tem Luma Ruvina, Andreia Oliveira, Angela Aparecida e Valdenice Conceição. O técnico é Figueroa Conceição. “Com esse trabalho que estamos realizando aqui temos as condições para descobrirmos novos Isaquias”, fala o treinador, referindo-se a Isaquias Queiróz, atual campeão mundial no C1 1000m r maior nome da canoagem de velocidade do Brasil.
+ Projeto vai transformar ribeirinhos e indígenas em atletas
A equipe de base feminina será liderada pelo técnico Thales Teixeira Bianchi e contará com as atletas Evely Gomes, Radja Conceição e Sophia Gonzales. “O planejamento é para 2021/2022 já conseguirmos resultados expressivos”, fala Bianchi.