Acompanhe ao vivo Isaquias Queiroz e cia na canoagem de velocidade dos Jogos Pan-Americanos
A canoagem de velocidade dos Jogos Pan-Americanos acontece entre os dias 27 e 30 de julho. O Brasil compete com Isaquias Queiroz, Erlon Souza, Ana Paula Vergutz, Andrea de Oliveira, Angela Aparecida, Valdenice Nascimento, Edson Silva, Patrick Elieser, Pedro Henrique da Costa e Vagner Souta. Acompanhe ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia todos os quatro dias de competição.
+ CONFIRA O CALENDÁRIO DAS PROVAS
As provas de canoagem velocidade dos Jogos Pan-Americanos serão realizadas na cidade de Huacho, a aproximadamente 160km de a capital peruana.
Em 2015, a canoagem de velocidade brasileira chegava aos Jogos Pan-americanos de Toronto ainda não tão conhecida e querendo mostrar que o trabalho iniciado pelo espanhol Jesús Morlán, dois anos antes, mudara a modalidade de patamar no continente. O objetivo foi cumprido e, naquela edição, o Brasil voltou de Toronto como a terceira maior força das Américas, atrás somente de Cuba e Canadá: 2 ouros, 3 pratas e 4 bronzes em 13 provas. Além disso, o país inteiro passou a conhecer dois atletas em especial: os baianos Erlon Souza e Isaquias Queiroz, que se tornariam medalhistas olímpicos no ano seguinte.
“O reconhecimento vem de acordo com o seu trabalho. De 2015 para cá, o nosso time cresceu bastante no esporte brasileiro e mundial. Ganhamos medalhas em Copas do Mundo, Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos. Isso mostra o quanto o trabalho do Morlán foi bem feito e o quanto estamos nos dedicando. Agora é seguir assim, focado para o Pan e Tóquio 2020”, diz Isaquias, campeão pan-americano em 2015 no C1 200m e no C1 1.000m, além de prata no C2 1.000m.
Paralelamente ao trabalho realizado por Morlán com Isaquias e Erlon, um jovem treinador também apresentava suas credenciais no Paraná: Lauro Souza Júnior, mais conhecido como Pinda. Atualmente morando em Lagoa Santa com a dupla do C2 1.000m, o profissional ajudou a formar a principal canoísta brasileira na atualidade: Ana Paula Vergutz, bronze em Toronto no K1 500m, que estará presente em Lima 2019 disputando a sua especialidade e também o K1 200m.
“Chego bem fisicamente, confiando no trabalho que foi realizado. Retornei a Cascavel em 2017, seguindo os treinamentos Lauro e, desde então, os resultados foram bastante satisfatórios, como o ouro nos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018 (K1 500m). Não será fácil em Lima, mas me esforcei ao máximo e estou confiante em fazer uma grande competição”.
Além de Isaquias, Erlon e Ana Paula, a equipe brasileira é formada por: Andrea de Oliveira, Angela Aparecida e Valdenice Nascimento, no feminino; Edson Silva, Patrick Elieser, Pedro Henrique da Costa e Vagner Souta, no masculino. As provas de canoagem velocidade serão realizadas na cidade de Huacho, a aproximadamente 160km da capital peruana, entre os dias 27 e 30 de julho.