Com 3100 pontos o Instituto Meninos do Lago foi a associação campeã do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, realizado neste fim de semana. Ao todo, 93 atletas de sete equipes de várias partes do país participaram em 15 provas pela 1ª divisão. Pedro Gonçalves, Felipe Borges e Ana Sátila foram os melhores na água.
+ CONFIRA OS RESULTADOS COMPLETOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Favorita entre as mulheres, Ana Sátila entrou na água pelo K1 e C1 Feminino Sênior e garantiu medalha de ouro nas duas provas. A atleta, que representa o IMEL de Foz do Iguaçu, falou da maratona de provas. “Sempre acho que podia mais, foram três dias longos, com duas descidas por categoria, ou seja. Desci 4 vezes por dia, cansa, mas valeu a pena mais uma vez”, diz. O pódio da canoa e do caiaque feminino sênior foi 100% de atletas do Instituto Meninos do Lago. No C1 (canoa) a prata ficou com Omira Estácia e o bronze com Marina Souza, já pelo K1 (caiaque), Marina levou vantagem e ficou em segundo, já Omira em terceiro.
Pedro Gonçalves, atleta representante da APEN – Associação Pirajuense de Esportes Náuticos, garantiu o primeiro lugar no pódio depois de fazer uma prova rápida no K1 Masculino Sênior, o seu tempo total foi de 93.32 segundos e ele obteve uma penalidade. Com mais esse resultado o atleta está invicto há nove anos. “Posso ser o favorito, mas tenho que mostrar o melhor a cada dia, a cada hora. Foi uma das provas mais difíceis do ano, estou muito feliz com esse resultado”, comenta. Quem garantiu a prata foi Fábio Rodrigues (IMEL) e o bronze Guilherme Mapelli da Asteca de Três Coroas/RS. Pela disputa entre os atletas juniores, Guilherme Rodrigues (IMEL) foi o mais rápido com o tempo de 96.47 segundos.
Competindo em casa, Felipe Borges também está invicto no C1 Masculino Sênior, ele conquistou o primeiro lugar com folga, ficando sete segundos a frente do segundo colocado, o atleta Thiago Serra, da Ascapi de Piracicaba/SP, e 12 segundos do terceiro, Denis Quellis, também da Ascapi. Para o canoísta revelação do Projeto Meninos do Lago os seus resultados mostram que a canoa brasileira está cada vez melhor. “Meu desempenho foi muito bom, acho que mostramos que além do caiaque masculino temos força e devemos também competir internacionalmente”, lembra. Entre os juniores Kauã Luis da APEN de Piraju/SP foi o melhor.