Pepê Gonçalves deixou os Jogos Olímpicos de Paris sem um dos seus principais objetivos no ano: a medalha olímpica. Mas ele encerrou a temporada em grande estilo, com bons resultados nas etapas finais da Copa do Mundo de canoagem slalom, o circuito mundial da modalidade. No último domingo (22), Pepê levou o bronze no caiaque-cross na etapa de La Seu d’Urgell, na Espanha. Com o resultado, o paulista terminou o ano em segundo lugar no ranking mundial da temporada 2024 da prova, apenas um ponto atrás do britânico Joseph Clarke, que ficou com o título geral da Copa do Mundo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Lavou a alma
“Estou de alma lavada. Não foi uma temporada fácil, não foi fácil virar a chave depois de Paris-2024, porque os resultados que eu esperava não vieram, então voltar para as competições na Europa, na Itália e na final na Espanha, foram lutas mentais e físicas muito duras para mim. Apesar da exaustão, consegui me manter ativo, focado em fazer o meu melhor. Cada descida me apresentava dificuldades diferentes, enfrentando o campeão mundial, o vice mundial, o campeão olímpico, o vice olímpico, provas muito duras… Eu acreditei muito nessa categoria desde o começo. Conquistar esse vice-campeonato, atrás apenas por um ponto, num campeonato de nível altíssimo, é algo gigante” vibrou Pepê Gonçalves.
- Ginástica rítmica tem ano dramático, resultados históricos e despedidas
- Kamilla Cardoso fecha ano com 12 pontos e derrota no Chinês
- Caio Bonfim e Piu mantém atletismo no topo dos principais torneios
- Superado pelos campeões, Guga relembra experiências olímpicas
- Boxe brasileiro finaliza 2024 com gosto de quero mais
O resultado coroa a regularidade de Pepê no circuito da Copa do Mundo. Na primeira etapa da Copa do Mundo, em Augsburg (Alemanha), chegou à final terminando na quarta posição. O brasileiro não competiu em Praga (República Checa) e repetiu o resultado em Cracóvia (Polônia), último campeonato disputado antes de Paris-2024. O oitavo lugar em Ivrea (Itália) manteve Pepe na briga pelo título do circuito mundial. Por fim, o bronze na Espanha garantiu o vice-campeonato inédito para a canoagem brasileira. Pepê terminou com 215 pontos, contra 216 de Joseph Clarke, ouro no caiaque na Rio-2016 e prata no caiaque-cross em Paris-2024.
O Pagador de Promessas
Em seu retorno ao Brasil, Pepê irá até Aparecida do Norte para pagar uma promessa olímpica. “É muito difícil manter a regularidade numa competição como essa. E isso me deixa muito feliz. Deus me mostrou que estou no caminho certo. Estou honrado em colocar o Brasil no pódio, em conquistar o vice-campeonato mundial. Agora é voltar para casa, respirar um pouco e assimilar tudo o que aconteceu nesta temporada. E, antes de planejar o ciclo para Los Angeles-2028, vou pagar uma promessa que fiz se conseguisse a vaga olímpica: vou de bicicleta de Piraju até Aparecida do Norte para agradecer”, afirmou o atleta.