8 5
Siga o OTD

Canoagem Slalom

Pepê Gonçalves assume ponta do ranking do caiaque cross

Após chegar na semifinal na etapa de Ivrea, Pepê Gonçalves vira líder do ranking das Copas do Mundo no caiaque cross

Pepê Gonçalves em ação no caiaque cross da Copa do Mundo de canoagem slalom
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

Depois de chegar na semifinal da etapa de Ivrea, o brasileiro Pepê Gonçalves assumiu a liderança do ranking das Copas do Mundo de canoagem slalom no caiaque cross. Restando apenas uma etapa para o término da temporada, que valerá pontuação dobrada, ele chegou aos 115 pontos e tem um ponto de vantagem sobre o francês Mathurin Madore, segundo colocado.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Pepê Gonçalves torna-se o número um do circuito após ter os resultados mais consistentes do ano. Em quatro etapas da Copa do Mundo realizadas até aqui, três contaram pontos para o ranking do caiaque cross. Dessas, Pepê foi finalista em Augsburg (Alemanha) e em Cracóvia (Polônia), em que terminou em quarto lugar, e agora foi semifinalista em Ivrea (Itália), onde foi oitavo colocado.

O paulista garantiu 45 pontos com os dois quarto lugares e 25 pontos com a oitava colocação deste domingo. Assim, Pepê chegou aos 115 pontos e ultrapassou por um ponto o francês Mathurin Madore, líder até então. O europeu foi ouro na etapa de Augsburg e terceiro em Cracóvia, mas não passou da primeira eliminatória em Ivrea. O terceiro colocado da lista é o britânico Joseph Clarke, com 96 pontos.

Uma etapa para o fim

Resta apenas uma etapa para a conclusão da temporada. Ela acontecerá em La Seu d’Urgell, na Espanha, entre 19 e 22 de setembro, e terá pontuação dobrada. O campeão, por exemplo, garantirá 120 pontos no ranking. Pepê vai em busca de seu segundo título de Copas do Mundo no caiaque cross, após ter vencido o circuito pela primeira vez em 2019.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Entre outras provas em disputa na canoagem slalom, Pepê Gonçalves é o 19º colocado no ranking do K1, com 81 pontos. O melhor brasileiro no C1 é Kauã da Silva, com 32 pontos. Já entre as mulheres, Ana Sátila é a quarta colocada no C1 (135 pontos) e a nona no K1 (114 pontos), mesmo não tendo participado da última etapa do circuito. Sua irmã, Omira Estácia, é a 32ª no caiaque cross, com 11 pontos.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Canoagem Slalom