Depois de chegar na semifinal da etapa de Ivrea, o brasileiro Pepê Gonçalves assumiu a liderança do ranking das Copas do Mundo de canoagem slalom no caiaque cross. Restando apenas uma etapa para o término da temporada, que valerá pontuação dobrada, ele chegou aos 115 pontos e tem um ponto de vantagem sobre o francês Mathurin Madore, segundo colocado.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Pepê Gonçalves torna-se o número um do circuito após ter os resultados mais consistentes do ano. Em quatro etapas da Copa do Mundo realizadas até aqui, três contaram pontos para o ranking do caiaque cross. Dessas, Pepê foi finalista em Augsburg (Alemanha) e em Cracóvia (Polônia), em que terminou em quarto lugar, e agora foi semifinalista em Ivrea (Itália), onde foi oitavo colocado.
O paulista garantiu 45 pontos com os dois quarto lugares e 25 pontos com a oitava colocação deste domingo. Assim, Pepê chegou aos 115 pontos e ultrapassou por um ponto o francês Mathurin Madore, líder até então. O europeu foi ouro na etapa de Augsburg e terceiro em Cracóvia, mas não passou da primeira eliminatória em Ivrea. O terceiro colocado da lista é o britânico Joseph Clarke, com 96 pontos.
Uma etapa para o fim
Resta apenas uma etapa para a conclusão da temporada. Ela acontecerá em La Seu d’Urgell, na Espanha, entre 19 e 22 de setembro, e terá pontuação dobrada. O campeão, por exemplo, garantirá 120 pontos no ranking. Pepê vai em busca de seu segundo título de Copas do Mundo no caiaque cross, após ter vencido o circuito pela primeira vez em 2019.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Entre outras provas em disputa na canoagem slalom, Pepê Gonçalves é o 19º colocado no ranking do K1, com 81 pontos. O melhor brasileiro no C1 é Kauã da Silva, com 32 pontos. Já entre as mulheres, Ana Sátila é a quarta colocada no C1 (135 pontos) e a nona no K1 (114 pontos), mesmo não tendo participado da última etapa do circuito. Sua irmã, Omira Estácia, é a 32ª no caiaque cross, com 11 pontos.