Começou, nesta quinta-feira (30), a primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, em Augsburgo, na Alemanha. Por lá, três brasileiros disputaram a primeira fase da competição. O destaque do dia ficou com Ana Sátila, que se classificou à semifinal do K1 feminino no segundo lugar na primeira descida. Mais tarde, Pedro Golçalves também garantiu sua vaga nas semis, após passar na repescagem.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
A Copa do Mundo de Canoagem Slalom é dividida em três etapas, sendo a primeira em Augsburgo, a segunda em Praga (República Tcheca) e a terceira em Cracóvia (Polônia). A competição marca uma importante fase de preparação aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Assim, o Brasil levou um time de peso para as disputas na Alemanha. Pedro Gonçalves (Pepê) e Ana Satíla, classificados às Olimpíadas, participaram das três etapas da competição. Além deles, Omira Estacia, Charles Corrêa e Kauã da Silva também participam das etapas.
Semifinal à vista
Ana Sátila começou a sua trajetória na Copa do Mundo de Canoagem Slalom com o pé direito. A brasileira disputou a primeira bateria eliminatória do caiaque, marcou o tempo de 107s49 (com duas penalidades) e ficou na segunda colocação, apenas 2s82 atrás da líder eslovaca, Stanovska. Assim, Ana conseguiu se classificar à semifinal da etapa de Augsburgo.
Pedro Golçalves foi o segundo atleta do Brasil a se classificar às semifinais nesta quinta-feira. Ele teve dificuldades na primeira descida e ficou apenas na 55ª colocação, com o tempo de 151s47 (54 penalidades). No entanto, Pepê deu a volta por cima na repescagem e ficou com a última vaga da disputa. Ele fez a marca de 104s01, sendo o tempo de corte para avançar à próxima fase (10º lugar).
Não deu para o Omira
Outra brasileira a disputar as provas do K1 feminino foi Omira Estácia, irmã mais nova de Ana Sátila. Na primeira bateria, as vinte melhores colocadas avançaram diretamente às semifinais. Omira, entretanto, marcou o tempo de 119s84 (com duas penalidades) e ficou na 28ª posição. Em seguida, ela disputou a repescagem mas ficou em 18º lugar com a marca de 123s10, cerca de dezoito segundos atrás do tempo da 10ª colocada. Assim, a brasileira não conseguiu se classificar às semis de Augsburgo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK