A brasileira Ana Sátila começou muito bem a sua participação individual no Mundial de canoagem slalom, em Lee Valley, no Reino Unido. Ela marcou 96s43 na primeira descida da classificatória do C1 e ficou na terceira colocação geral, nesta quarta-feira (20). Dessa forma, se classificou para a semifinal da prova e deu um passo importante rumo à conquista da vaga olímpica para Paris-2024. Entre os homens, Charles Correa se classificou na segunda descida.
Atualmente na 14ª colocação do ranking mundial do C1 feminino, Ana Sátila foi uma das últimas atletas a entrarem em ação na classificatória do Mundial. Ela realizou uma primeira descida limpa, com velocidade e sem tocar em nenhuma baliza. Assim, anotou o tempo de 96s43, sem penalidades, e terminou em terceiro lugar, se garantindo na semifinal de forma direta.
- Marília derrota o Gecebs e conquista o título da Taça Brasil
- Conegliano vence e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
Ao todo, 53 atletas participaram da classificatória feminina do C1, mas somente as 20 primeiras da primeira descida avançaram de forma direta. A alemã Andrea Herzog foi quem teve o melhor tempo, com 95s11, 1s32 mais rápida do que a Ana Sátila. A segunda colocada foi a britânica Mallory Franklin, com 96s10. Aquelas que não se classificaram puderam disputar a segunda descida.
Omira Estácia Neta ficou perto de uma vaga na semifinal através da primeira descida, mas marcou 104s38 e ficou em 25º lugar. Já na seguda descida, teve um toque em uma das portas e terminou na 13ª colocação, com o tempo de 104s63 – somente as dez primeiras avançaram. Já Beatriz da Motta cometeu um erro e na primeira descida e ficou na 39ª colocação, marcando 112s48. Na segunda, teve três toques e anotou 114s63, terminando em 23º.
Charles na semi
Entre os homens, Charles Correa se classificou para a semifinal do C1. Ele não teve uma primeira descida boa, após perder duas portas e ficar na 71ª colocação, mas se recuperou na segunda descida e foi muito veloz, anotando 86s77 para ficar em quarto lugar. Outro representante na disputa, Kauã da Silva fez uma primeira descida limpa na classificatória, mas foi lento e não conseguiu avançar, ficando em 34º lugar. Na segunda descida, marcou 89s07 e ficou em 13º lugar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
As semifinais e finais do C1 acontecerão na sexta-feira (22), a partir das 06h03 (horário de Brasília). Os dez primeiros colocadas da semi se garantem na final. Vale destacar que o Mundial de canoagem slalom é classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Os 12 primeiros colocados da canoa (limite de um barco por país) carimbarão o passaporte para a Olimpíada do ano que vem.