Victor Eduardo Carneiro Gomes é um jovem canoísta brasileiro que compete na Canoagem Slalom K1 e mora em Oyonnax, na França. Assim, o atleta vem representar o Brasil em seu segundo Campeonato Mundial Júnior, que ocorre na região de Cracóvia, na Polônia. Nesta quinta-feira (17), ele desceu as frias corredeiras do país europeu de forma impecável, sem faltas e avançou para a semifinal da competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Dessa forma, Eduardo atravessou os 21 portões com o tempo de 94s61 e foi o nono colocado na segunda bateria de competidores. Os dez primeiros avançavam para a fase seguinte. No entanto, o brasileiro cruzou com 6s76 a mais que o líder da bateria, Gabriele Grimandi. O italiano completou o percurso com 4 pontos de penalidade e o tempo total de 87s85.
Não só o italiano, mas também três japoneses, dois espanhóis, dois poloneses, dois suíços, dois australianos e que Eduardo terá como oponentes na semifinal. Porém, há outras nações tradicionais na modalidade que classificaram um atleta, como Alemanha, França, Grã-Bretanha, Eslovênia, além de Ucrânia, Sérvia e Tunísia com representantes.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Portanto, a descida da semifinal de Eduardo será no sábado (19) e, caso passe entre os dez mais velozes, a final ocorre no mesmo dia. O brasileiro é treinado pelo próprio pai, Alain Jourdant, ex-treinador da seleção brasileira, será o segundo a competir e terá esperar outros 38 para saber de seu destino.
“Meu objetivo é uma final no K1 Slalom, estou me sentindo muito bem na pista e estou em uma fase onde a autoestima está muito presente. Como é uma disciplina de estratégia e de adaptação me sinto capaz de ir até as semifinais e final”, declarou Victor antes da competição.
Primeira descida
Todavia, o brasileiro desgastou-se um pouco mais ao descer as corredeiras pela segunda vez no dia. Isso porque na primeira tentativa, mesmo zerando o percurso, foi apenas o 40º colocado, com o tempo até melhor, de 93s77. Apenas os 30 melhores entre os 77 concorrentes avançavam diretamente para a semifinal. Então, Victor Eduardo ficou há três segundos da última vaga e melhorou uma colocação para a geral na descida de repescagem.