As irmãs Ana Sátila e Omira Estácia levaram o ouro no sábado (29) no Pan-Americano de canoagem slalom. O torneio está sendo disputado no Rio Paranhana em Três Coroas (RS) e serve como classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no fim do ano. Ana Sátila e Omira Estácia venceram o C1 e K1, respectivamente, e subiram ao pódio após competição com vantagem.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Sátila abriu vantagem na disputa C1 (Canoa) desde o início da corrida, conseguindo passar a linha de chegada no tempo de 119.20 segundos e colocando o Brasil no topo do pódio do Pan-americano de Canoagem. Foram mais de vinte segundos de vantagem em relação a segunda colocada, Lois Betteridge, do Canadá. Ana Castor Fernandes do Paraguai ficou com o bronze.
Já Omira disputa na categoria K1 (Kaiaque), diferente da irmã, mas com o mesmo sucesso. A brasileira cruzou a chegada com 11.34 segundos, de forma livre de penalizações. Um pouco mais apertado do que o resultado de Sátila, a diferença de tempo para a segunda colocada Florence Maheu, do Canadá, foi de 8.5s. Nádia Riquelme da Argentina ficou com o bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Pepê vice-campeão
O terceiro pódio verde e amarelo do dia no pan-americano ficou por conta de Pedro Gonçalves. Pepê conquistou a medalha de prata na mesma categoria que Omira, K1, mas do lado masculino. Foram duas penalizações e uma pequena diferença do vencedor. Apenas 3.58s o separaram do chileno Andraz Echeverria.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
O brasileiro Charles Corrêa fez uma boa prova e ficou a três segundo do pódio na categoria C1 masculina.
Com esses resultados, Ana Sátila, Omira Estácia, Pepê Gonçalves e Charles Correa estão classificados para os jogos Pan-americanos em Santiago 2023 e poderão disputar as vagas olímpicas para Paris 2024.
No domingo (30) as disputas do Pan-Americano de canoagem slalom se encerram com as o caiaque extremo, modalidade que estreará na próxima edição das Olimpíadas em Paris.