Neste sábado (30), aconteceu a fase final da disputa do K1 do Campeonato Mundial de canoagem slalom em Augsburg, na Alemanha. No feminino, as duas representantes do Brasil ficaram no top-20, com Ana Sátila terminando em 12º lugar e Omira Estácia ficando em 16º. Já no masculino, Mathieu Desnos foi o 23º e Pepê Gonçalves ficou com a 32ª colocação.
Na semifinal feminina, Ana Sátila conseguiu um tempo de 112.30, com uma penalização por tocar no portão número 11 e ainda se complicou com algumas portas na parte final do circuito. Ela acabou ficando menos de um segundo atrás da polonesa Klaudia Zwolinska que pegou a última vaga na final. Já Omira Estácia passou limpa pelo circuito, sem sofrer penalidades, mas acabou perdendo tempo no setor intermediário e terminou com 116.30.
+ Taiane Justino fica em sexto no Pan de levantamento de pesos
Na disputa masculina, Mathieu Desnos teve um ótimo início de prova, terminando o primeiro setor um quase um segundo abaixo do tempo do esloveno Peter Kauzer que foi o mais rápido da semifinal. Mas ele perdeu tempo na parte intermediária do circuito e tocou em uma porta de remonte no final para terminar com 104.02. Pepê Gonçalves, que testou positivo para Covid-19 na preparação para o Mundial e foi liberado para competir apenas no primeiro dia da competição, teve problemas na sua descida, tocando em quatro portas. Ele fez um tempo de 115.69.
Na final, a Alemanha levou duas medalhas no feminino, com ouro para Ricarda Funk (101.14) e bronze para Elena Lilik. A australiana Jessica Fox ficou com a prata (102.45). No masculino, a vitória foi do tcheco Vit Prinds (94.78). O italiano Giovanni de Gennaro foi o segundo colocado (95.49) com o francês Boris Neveu (95.75) completando o pódio.
K1 Extreme
No fim do dia, os brasileiros também participaram das tomadas de tempo do kayak extreme, que terá a disputa da fase final, em chaves eliminatórias, no domingo (31). Ana Sátila foi a segunda mais rápida, atrás apenas da australiana Jessica Fox. Omira Estácia também garantiu um bom chaveamento, conseguindo o quinto tempo na fase preliminar.
No masculino, o único brasileiro que se classificou para a próxima fase foi Mathieu Desnos, em 40º lugar. Pepê Gonçalves e Guilherme Rodrigues fizeram tempos dentro da zona de classificação, mas cometeram faltas e não vão brigar por medalha amanhã.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK