Terminou neste domingo (2), o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e Canoagem Slalom Extremo, que marcou a inauguração do novo Canal de Tibagi, no Paraná. Ao fim de 16 disputas, o Instituto Meninos do Lago (IMEL) foi a equipe que mais pontuou no evento, com 1075 pontos. Guilherme Rodrigues e Omira Estácia faturaram dois ouros cada, sendo os destaques da competição.
+ Aberto Nacional Sub-23 de judô garante dez atletas em Assunção 2022
Guilherme venceu o K1 Masculino Sênior e o K1 Masculino Extremo Sênior. Seu primeiro pódio veio depois de fazer o tempo de 75.34 na final do caiaque (K1), em uma descida limpa e sem penalidades. Ele foi 4.76s mais rápido que o segundo colocado, Murillo Sorgetz (ASTECA), que completou o percurso em 80.10. Já a medalha de bronze ficou com Guilherme Mapelli (ASTECA), a 82.20.
“Foi uma prova sensacional, em um lugar novo que vai ser de grande importância para a canoagem brasileira. Esse canal está excelente para a criançada, para nós, para o nosso ciclo de campeonatos nacionais que vai ser super importante. Foi uma prova simplesmente fantástica”, falou Guilherme Rodrigues.
A medalha no K1 Extremo chegou no final da tarde deste domingo (29), Guilherme dominou a prova do início ao fim. Murilo Sorgetz até ameaçou a liderança, mas acabou em segundo. Já o terceiro colocado foi André Luis de Paula (Semeando).
Omira Estácia (IMEL) faturou três medalhas, sendo duas de ouro e uma de prata. No K1 feminino, ela venceu mesmo tendo três penalidades, fechando em primeiro lugar com 96.23. A prata da categoria ficou com Beatriz da Motta (APEN) e o bronze foi para Maria Eduarda Morais (IMEL). O segundo ouro de Omira foi no K1 Extremo, onde Marina Souza Costa (IMEL) levou a prata e Beatriz da Motta (APEN), o bronze.
Disputas da canoa
No C1 feminino, o lugar mais alto no pódio ficou com Beatriz da Motta (APEN), que concluiu o percurso em 92.58. A prata ficou com Omira Estácia e o bronze foi para Poliana Sofia (IMEL). Pela disputa do C1 masculino, o campeão foi Charles Corrêa (APEN). Ele garantiu o tempo de 80.56 nas corredeiras do Canal Tibagi, a frente de Kauã da Silva (APEN), com 80.79, e de Felipe Borges (IMEL), com 84.88.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Muito contente em ter participado de mais um brasileiro e ainda mais em levar uma medalha de ouro pra casa, depois de um ano parado. Estou voltado agora com força total, graças a Deus deu tudo certo e estou muito feliz e obrigado pela torcida”, disse Charles.
Inauguração do Canal de Tibagi
O canal semiartificial de canoagem slalom de Tibagi tem 250 metros de extensão. As corredeiras são de Classe II e III, com volume aproximado de 20 metros cúbicos. Trata-se de uma obra com baixo custo de manutenção e que irá trazer benefícios tanto para o esporte quanto para o turismo. Será uma opção de treinamento para equipes do Brasil e do mundo, e para atletas de nível internacional.
“Quando assumimos a CBCa no final do ano passado viemos com uma grande missão, de manter e aprimorar os resultados obtidos pelos nossos atletas de alto rendimento, mas também de desenvolver a nossa base e popularizar o esporte, oportunizando seu acesso a toda a população. e tenho certeza que esse canal será importantíssimo nesse processo”, falou o presidente da CBCa, Rafael Girotto.