Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom contou com a participação de futuros talentos de Piraju, Tibagi, Foz do Iguaçu, Itiquira e Piracicaba.
Com mais de 150 embarcações e quase 80 atletas o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom – 2ª Divisão movimentou Piraju/SP neste último domingo (10). A associação anfitriã foi segunda colocada e proporcionou um excelente evento para os iniciantes na modalidade.
Ao todo, foram 21 categorias na disputa. Alguns jovens participaram de mais de uma prova, como Jefferson Souza Ferreira, atleta da casa que acabou subindo no pódio três vezes e levou duas medalhas de ouro pelo K1 Masculino Júnior e C2 Masculino Júnior, em dupla com Wendell Krader, e uma de prata na canoa Júnior. “Foi emocionante porque eu consegui ganhar de concorrentes bons”, comentou o atleta da APEN – Associação Pirajuense de Esportes Náuticos.
Para o auxiliar técnico Adriano Bragança, do Instituto Meninos do Lago – IMEL, o evento destaca o esforço dos atletas da categoria Infantil. “São crianças de 07 a 10 anos que enfrentaram as corredeiras do rio Paranapanema, que é um dos obstáculos mais difíceis do calendário nacional e se saíram muito bem”, disse.
No ranking geral das associações, o Instituto Meninos do Lago conquistou 1600 pontos e ficou em primeiro lugar. Logo atrás veio a APEN de Piraju/SP, colada à IMEL, com 1550 pontos. A terceira colocação ficou com a Associação Tibagiana de Canoagem – ATICA, de Tibagi/PR, com 175 pontos. Veja aqui os resultados completos.
De acordo com o diretor técnico da Canoagem Slalom, Antônio Carlos Pinto, a competição realizada em Piraju foi fundamental, vendo a cidade como um celeiro de atletas. “É muito importante porque incentivamos os pequenos nessas provas de iniciantes, eu arrisco dizer que foi um dos campeonatos mais importantes porque vimos o futuro da Canoagem Slalom na água”, afirmou.