Com apenas 20 anos, Ana Sátila é a canoístas mais promissora do Brasil. Apesar da pouca idade, era esperança de medalha na Olimpíada, mas acabou errando na descida da corredeira ao não conseguir passar por um dos obstáculos. Por conta disso, levou uma punição de 50 segundos e acabou não conseguindo se classificar para a semifinal. Mas, neste domingo, ela deu a volta por cima e conquistou a medalha de prata na quarta e penúltima etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, disputada em Praga, na República Checa. (Clique acima para ver o vídeo da final)
Ana Sátila começou a afastar o trauma da Olimpíada ao ficar em sétimo lugar na semifinal e garantir um lugar entre as dez finalistas. A surpresa nesta etapa foi a eliminação da australiana Jessica Fox, medalha de bronze no Rio, que cometeu muitas falhas e acabou na 17a. colocação.
Apesar da eliminação de uma das favoritas, a final da etapa de Praga foi muito dura. Participaram da descida decisiva as checas Jana Dukatova e Katerina Kudejova, finalistas da Olimpíada, e a alemã Ricarda Funk, líder da classificação geral da Copa do Mundo.
Três vezes campeã da Copa do Mundo, Dukatova foi a primeira a descer, mas apesar de ter feito o melhor tempo entre as participantes, cometeu o mesmo erro de Ana Sátila na Olimpíada e levou uma punição de 50 segundos, terminando em nono lugar.
A brasileira foi a quarta a descer, cometeu apenas duas faltas e completou o trajeto em 110s75, assumindo a liderança que ela manteve até Ricarda Funk entrar na água.
A alemã cometeu três faltas no começo do percurso, que lhe causaram seis segundos de punição, mas ela remou rápido e acabou superando Ana Sátila por apenas 2s16.
“Depois das penalidades, não esperava terminar em primeiro, corri muito rápido e estou, de verdade, muito feliz apesar dos meus erros”, afirmou Funk.
A alemã manteve a liderança da Copa do Mundo e soma agora 214 pontos. Já Ana Sátila subiu da quarta posição para o segundo lugar com 173 pontos, ultrapassando Jana Dukatova, que soma 171, e Jessica Fox, que tem 70.
A última etapa da Copa do Mundo será disputada entre os dias 7 e 11 de setembro em Tacen, na Eslováquia. A competição vai definir os campeões da temporada e vale o dobro de pontos de uma etapa comum.