O Brasil subiu ao pódio duas vezes neste sábado na etapa Praga da Copa do Mundo de canoagem slalom. Tanto Pedro Henrique Silva, quanto Ana Sátila terminaram em terceiro lugar no caiaque individual (K1) cross, modalidade que não faz parte do programa olímpico.
Diferente da prova disputada nos Jogos do Rio, em que cada canoísta desce sozinho a corredeira, a modalidade cross é disputada com menos obstáculos em baterias de quatro atletas por vez, que vão se classificando até chegar à final.
A prova feminina teve a participação de 16 atletas divididas em quatro séries de quatro canoístas nas quartas-de-final. Nesta rodada, Ana Sátila ficou em segundo em sua série, atrás da australiana Kate Eckhart, mas a frente da checa Monica Jankova e da americana Tracy Hines. Na semifinal, a brasileira venceu sua bateria, deixando para trás Eckhart, a eslovaca Sona Stonavska e da checa Paulina Zasterova. Na final, ficou em terceiro lugar, atrás da checa Veronika Vojtova, medalha de ouro, e da holandesa Martina Wegman, que ficou com a prata.
No masculino, a competição teve 32 atletas e começou nas oitavas-de-final. Nesta fase, Pedro Henrique Silva venceu sua bateria e se classificou, deixando para trás o canadense Michael Tayler, o suíço Benjamin Travostino e o húngaro Marcel Potocny, enquanto Felipe Borges e Charles Corrêa acabaram eliminados em suas séries.
Nas quartas, nova vitória de Pedro Henrique sobre Tayler, enquanto os outros participantes, os australianos Daniel Watkins e Timothy Anderson, acabaram eliminados. Na semifinal, bateu outra vez o atleta do Canadá, beneficiado também pela desqualificação dos checos Vavrinec Hradilek e Vit Prinds. Na decisão, no entanto, o brasileiro foi deixado para trás pelo alemão Hannes Wigner, vencedor da prova, e pelo americano Tren Long, que ficou em segundo, mas garantiu, a exemplo de Ana Sátila, a medalha de bronze.
Mas o dia não foi só de boas notícias para Pedro Henrique Silva. Pela manhã, o brasileiro não teve bom desempenho na semifinal do K1 (caiaque individual), mesma modalidade em que terminou em sexto lugar na Olimpíada. O brasileiro cometeu duas faltas ao tocar em dois obstáculos e tomou quatro segundos de punição. Por conta disso, acabou a prova em 25o. lugar, bem longe dos dez primeiros que se classificaram para a final. No C1 (canoa individual), Felipe Borges também não conseguiu se classificar para a final e acabou na 22a. colocação.
A participação brasileira na etapa de Praga da Copa do Mundo de Canoagem Slalom continua neste domingo com Ana Sátila na semifinal do K1 feminino e com a dupla formada Anderson Oliveira e Charles Corrêa no K2 Masculino.
Confira a programação:
Domingo
4h30 – K1 Feminino – Semifinal (Ana Sátila)
5h34 – C2 Masculino – Semifinal (Charles Correa/Anderson Oliveira)
7h03 – K1 Feminino – Final
7h33 – C2 Masculino – Final