Nesta terça-feira, a ICF (Federação Internacional de Canoagem) anunciou que o Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de canoagem slalom marcado para o ano que vem foi cancelado devido à pandemia de coronavírus.
O Mundial seria realizado na Nova Zelânda em abril de 2021, mas a pandemia mudou o cenário esportivo. O presidente da federação de canoagem slalom do país, Kerry Bloor, disse que há muita incerteza nos próximos nove meses para permitir que os organizadores planejem o evento com confiança.
+CBCa atualiza informações sobre medidas na pandemia
“É óbvio que temos um longo caminho pela frente e nossas fronteiras internacionais podem não estar abertas novamente por algum tempo. Embora os esforços contra o coronavírus na Nova Zelândia signifiquem que os concorrentes estariam mais seguros aqui do que em quase qualquer outro lugar do mundo, provavelmente ainda existem obstáculos consideráveis para realmente chegar aqui”, disse Bloor.
“Não queremos sediar nada além de um campeonato mundial completo, onde a entrada é aberta e acessível a todos. Portanto, para preservar o prestígio do evento, essa era a única opção”, completou.
O adiamento da Olimpíada deste ano em Tóquio também comprimiu consideravelmente o calendário de 2021, descartando o adiamento do Mundial de canoagem slalom. Isso porque os organizadores teriam que ajustar Mundiais juniores entre as eliminatórias europeias, a própria Olimpíadas e os outros Mundiais.
Outros cancelamentos
O Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de canoagem slalom deste ano na Eslovênia também já foi cancelado, juntamente com vários outros eventos internacionais.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK
Assim, o presidente da ICF reiterou o compromisso com a saúde dos envolvidos. “Este é um momento difícil e incerto para todos, e muitas decisões difíceis estão sendo tomadas. Estamos confiantes de que, quando essa terrível pandemia acabar, teremos novamente a oportunidade de trabalhar com grandes anfitriões como a Nova Zelância para organizar os melhores eventos possíveis”, disse José Pururena.
Ana Sátila brilhou em 2019
No Mundial Sub-23 de canoagem slalom do ano passado, Ana Sátila brilhou. A brasileira saiu da Polônia com duas medalhas de ouro: uma na prova C1 e outra na K1 Extreme. Antes, ela foi vice-campeão no Sub-23 em 2015 e campeã mundial júnior em 2014.