Nesta quarta-feira (8), a Federação Internacional de Canoagem (ICF) atualizou seu calendário, totalmente afetado pela pandemia de coronavírus. Entre os principais eventos adiados, destaques para as Qualificatórias Pan-Americanas de slalom e velocidade que seriam realizadas no Brasil.
Até então, os eventos qualificatórios para Tóquio 2020 estavam indefinidos. Com a atualização da ICF, a realização do Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom, entre os dias 3 e 5 de abril, no Rio de Janeiro, e o Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade, marcado entre os dias 7 a 10 de maio, em Curitiba, estão definitivamente cancelados.
Contudo, as Qualificatórias ficarão para 2021, sem data definida.
Na canoagem slalom, o Brasil já tem vaga garantida no C1 e K1 feminino com Ana Sátila, e no K1 masculino com Pepê Gonçalves. Ainda resta lutar pela vaga no C1 masculino, que será definida na Qualificatória Pan-Americana. Felipe Borges lidera a corrida nacional pela vaga.
Na canoagem de velocidade, o Brasil está garantido no C1 e C2 mil metros. Isaquias Queiroz e Erlon de Souza serão os representantes. Na paracanoagem de velocidades, o Brasil tem representantes garantidos em Tóquio 2020 em cinco classes masculinas e uma feminina.
Pelo mundo
Outros eventos importantes do calendário da canoagem mundial foram cancelados. Todas as disputas originalmente agendadas para maio, incluindo o Campeonato Mundial da ICF Paracanoe 2020, as eliminatórias olímpicas de canoagem de velocidade em Duisburg, Alemanha, e a etapa de abertura da Copa do Mundo de velocidade em Racice, República Tcheca, foram oficialmente cancelados.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Os treinamento olímpicos de slalom em Tóquio, em maio, junho e julho, foram cancelados.
As duas primeiras etapas da Copa do Mundo de slalom marcadas para junho, em Ivrea, Itália, e Pau, França, e os mundiais de juniores e sub-23 de canoagem em Tacen, na Eslovênia, foram adiados para o final deste ano.
O secretário-geral da ICF, Simon Toulson, disse que a entidade continua comprometida em sediar eventos internacionais este ano. No entanto, vários fatores importantes estão envolvidos na tomada de decisão.
“Temos que garantir que a saúde de nossos atletas seja garantida nas proximidades do local e que o coronavírus esteja sob controle na região”, disse Toulson.
+ Isaquias Queiroz mira recorde olímpico de Scheidt e Grael
Toulson ainda disse que a ICF continuará analisando a situação a cada 15 dias, trabalhando em um novo programa de eventos para 2021, que terá como destaque as eliminatórias olímpicas e paralímpicas de Tóquio 2020.
Confira a lista atualizada com todos os eventos cancelados e adiados da canoagem mundial.