A brasileira Ana Sátila passou direto para as semifinais na etapa de Ljubiana da Copa do Mundo de canoagem slalom, na Eslovênia. Ela ficou em terceiro e sexto lugares, respectivamente, nas primeiras descidas do Caiaque (K1) e da Canoa (C1) femininos nesta sexta (28).
Mathieu Desnos e Pedro Henrique Gonçalves também passaram, no K1 masculino. Felipe Borges também competiu, no C1 masculino, mas acabou eliminado. Ana Sátila, Mathieu Desnos e Pedro Henrique Gonçalves volta a competir neste sábado (29).
No C1, tanto no masculino quanto no feminino, a primeira descida reserva vinte vagas para a semifinal. Os que ficam de fora têm outra oportunidade, na segunda descida, de onde saem mais dez atletas para a sequência da competição. O mesmo vale para o K1 feminino. No K1 masculino são trinta vagas na primeira descida e outras dez na segunda.
Ana Sátila fechou o K1 com 91s10, atrás apenas da italiana Stefanie Horn e da australiana Jessica Fox. No C1 ela marcou 103s42, chegando depois, pela ordem, de Jessica Fox, Viktoria Wolfhardt (AUT), Alja Kozorog (ESL), Viktoriia Us (UCR) e Nadine Weratschnig (AUT).
No K1, Mathieu Desnos e Pedro Henrique Gonçalves também precisaram apenas da primeira descida para garantir vaga na semifinal de sábado. Pedro foi o 13º com 80s99 e Mathieu ficou em 22º com o tempo de 82s75. O melhor foi o britânico Joseph Clarke com 75s19.
Felipe Borges, na primeira descida do C1 ficou em 40º lugar, com 101s29, e na segunda foi o 25º com 152s72 e acabou eliminado da etapa de Ljubiana da Copa do Mundo de canoagem slalom.
O melhor na primeira descida foi o australiano Daniel Watkins, com 82s14, e o último classificado, Zachary Lokken, dos Estados Unidos, marcou 88s74. Na segunda o melhor foi o croata Matija Marinic, com 85s82, e o último classificado, Yongzhao Xu, da China, marcou 92s31.