A Equipe de Canoagem Slalom está há vários dias na Europa na preparação para a temporada da Copa do Mundo que iniciará na semana que vem. Ana Sátila e Felipe Borges iniciaram na Inglaterra no Canal de Lee Valley, local onde foi realizado a prova da modalidade dos Jogos Olímpicos Londres 2012. “Gosto de remar aqui, é um canal com nível técnico alto e também é semelhante ao que vamos encontrar em Tóquio no ano que vem”, comenta Sátila.
Já Pedro Gonçalves foi para Praga, na República Tcheca. “aqui é uma pista que permite remar várias vezes por dia, vários horários e por isso é muito mais fácil”, comenta. Ele já está no ritmo para as competições do ano. “Estou muito empolgado com essa temporada, seletiva, o ano é longo e tem muitas competições”, complementa. Felipe Borges acredita que será um esquenta para os Jogos Pan-americanos Lima 2019. “Com três competições seguidas vamos estar bem fortalecidos para buscar medalhas no Peru em agosto”, fala.
Agora o trio de atletas está em La Seu d’Urgell, na Espanha, o local será palco do Mundial de Canoagem Slalom 2019 e também seletiva olímpica para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. “É muito importante a vinda da Equipe para a Europa onde estamos treinando em diferentes lugares e com alguns dos melhores atletas da modalidade já começa a tirar aquela ansiedade antes de uma competição”, comenta o treinador Cassio Ramon Petry.
Ainda segundo Petry, os canoístas estão motivados e prevê uma boa temporada. “As expectativas sempre são boas temos grandes atletas na equipe e com chances reais de entrar nas finais e brigar por medalhas. Temos que manter sempre uma boa positividade acreditar sempre, os resultados vão aparecer com certeza”, diz.
Os brasileiros treinarão na Espanha até o dia 09 de junho, depois embarcarão para Londres onde acontecerá a 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom entre os dias 14 e 16 do mês que vem. Logo depois vem a 2ª Etapa que será realizada em Bratislava, na Eslováquia, nos dias 21 e 23 de junho, e a 3 ª Etapa entre 28 e 30 em Tacen, na Eslováquia. Ana Sátila fica mais tempo na Europa e irá disputar o Mundial Junior & Sub-23 em Cracóvia na Polônia, quando termina a primeira parte do ano de competições na Europa.
Os atletas da Equipe Brasileira de Canoagem Slalom estão na Europa através do suporte financeiro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para treinamento e participação de competições.
Equipe do Brasil na Europa
Canoagem Slalom
Atletas:
Ana Sátila Vargas
Felipe Borges
Pedro Gonçalves
Equipe Técnica:
Cassio Ramon Petry
Ricardo Martins Taques