Siga o OTD

Breaking

Paris sediará a final do Red Bull BC One em outubro

Cidade sede dos Jogos Olímpicos, Paris receberá a final do Red Bull BC One, o maior evento de breaking do mundo

Ami Breaking Red Bull BC One Paris
B-Girl Amy (Foto: Little Shao/Red Bull Pool Content)

Já imaginou uma quadra de tênis se transformando em um grande palco de breaking? Com data marcada para 21 de outubro, a decisão do Red Bull BC One, principal competição 1×1 do planeta, retorna a Paris, na França, cidade sede dos Jogos Olímpicos. Em local icônico, o torneio terá como palco da disputa o Stade Roland-Garros, uma das principais quadras de tênis do mundo, onde os talentos da nova modalidade olímpica se enfrentarão em busca do título global da competição.

+ Nova conta internacional faz atletas economizarem em viagens

Com mais de 90 eventos classificatórios ao longo do ano, mais de 20 nações receberão o Red Bull BC One, incluindo o Brasil, e os dois melhores de cada país (um B-Boy e uma B-Girl) se juntarão aos wildcards – convites feitos a grandes nomes da cena para aquecer ainda mais as batalhas – na disputa pelo título de melhor do mundo.

Atual campeã nacional do torneio, B-Girl Maia conta sobre as expectativas para essa edição. “Estou me preparando e acredito ter grandes chances de ganhar mais uma vez. Eu acho incrível o fato da decisão acontecer em Paris. Acredito que nós, enquanto breakers, teremos a oportunidade de conhecer mais das pessoas e do clima da cidade que irá nos receber também em 2024 e, ao mesmo tempo, a cidade terá a oportunidade de conhecer, da melhor forma, a nova modalidade olímpica”.

Sobre o Red Bull BC One

O Red Bull BC One é a maior e mais prestigiada das competições de breaking individual no mundo. Desde 2004, quando a competição começou, milhares de dançarinos competem anualmente pela chance de representar seus países na Final Mundial. A grande decisão funciona no formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel formado por cinco jurados e têm suas habilidades avaliadas. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e simpatia. Quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes, vence.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A dinâmica do evento é simples. Os classificados pelo mundo encaram a fase prévia antes dos playoffs. Ao todo, 16 B-Boys e 16 B-Girls avançam e competem, então, no formato mata-mata. Os dançarinos devem se apresentar em um período de 30 segundos até 1 minuto, com duas a três entradas em cada round. Para surpreender os jurados, devem considerar em suas performances fatores como criatividade, originalidade, dinâmica, combinações de movimentos e musicalidade, ou seja, dançar em cima da ‘quebra’ da música, o que traduz o nome da modalidade.

Em 2022, a Final Mundial do breaking desembarcou em Nova York, no berço do hip hop. Por lá, a holandesa B-Girl India garantiu seu primeiro título e se tornou a mais jovem a levar o cinturão do campeonato. Na categoria masculina, o B-Boy Victor, dos Estados Unidos, consagrou-se campeão em casa, conquistando o bicampeonato.

Mais em Breaking