Valendo vaga na etapa mundial de breaking em Nova Iorque, nos Estados Unidos, os 16 melhores Bboys e Bgirls do Brasil participaram das finais da etapa de São Paulo do Red Bull BC One neste domingo (31). Com chaves definidas previamente a partir das oitavas, os atletas duelaram em batalhas mata-mata até a grande final. Maia e Leony terminaram a noite com o título da competição nacional.
“Não sei dizer o que foi decisivo para o meu título aqui. Eu vim para me divertir e acabei sendo campeã. Senti a energia do público, ano passado não teve público, e isso foi muito bom, porque me contagiou – destacou Maia após a disputa.
“Breaking é isso, você defender o seu estilo. Foi uma das melhores finais que eu fiz em toda a minha vida. O Allef também buscou implantar o estilo dele, mas eu acabei vencendo. Estou muito feliz e empolgado para representar o Brasil em Nova York”, afirmou Leony.
O torneio da nova modalidade, que irá estrear nos Jogos Olímpicos em Paris 2024, começou com cyphers regionais em São Paulo, Fortaleza, Curitiba e Brasília, que classificaram 16 homens e 16 mulheres para a final nacional, disputada neste domingo. Pra ficar com o troféu, Maia e Leony tiveram de vencer quatro batalhas cada um. A B-Girl venceu Pekena, Livia, Fran e, na batalha decisiva, Mini Japa. O B-Boy encarou e derrotou Dinamite, Rato, Kley e Allef. Foram três horas e meia de disputas intensas e breaking de alto nível.
Maia é a campeã brasileira do #RedBullBCOne. A B-Girl também carimbou o passaporte pra Final Mundial e vai representar o País em Nova Iorque. pic.twitter.com/BX8N4LcsEm
— Red Bull Brasil (@RedBullBR) August 1, 2022
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Os jurados foram pesadíssimos: os franceses Lilou e Sarah Bee, estrelas internacionais, e Andrezinho, lenda do breaking brasileiro. Os campeões vão representar o Brasil na Last Chance Cypher, evento que reúne todos os vencedores e vencedoras nacionais do mundo na busca por vagas na Final Mundial do Red Bull BC One, dia 12 de novembro, em Nova Iorque.