O brasileiro Bart encerrou nas quartas de final a participação dele na Final Mundial de Breaking Red Bull BC One disputada na cidade de Gdansk, na Polônia. Ele perdeu a segunda batalha das quartas de final para Phil Wizard, neste sábado (6). Os dois levantaram a arena em uma disputa muito equilibrada, especialmente na última entrada de ambos. Ao final, todos os cinco jurados ergueram a placa apontando o canadense como vencedor. Phil Wizard chegou até a final e perdeu para Amir, do Cazaquistão. No feminino deu Logistx, dos Estados Unidos, vencendo a russa Vivi.
O Red Bull BC One é a maior competição individual do mundo entre b-boys e b-girls. Criado em 2004, o evento de breaking é realizado em diversos países, onde a cada ano milhares de dançarinos competem em batalhas regionais, as chamadas Cyphers. Após essa primeira fase, os melhores 16 b-boys e 16 b-girls se enfrentam na final nacional. No Brasil, a decisão ocorreu em outubro na cidade de São Paulo.
A Final Mundial Red Bull BC One reúne os 16 melhores, oito em cada naipe, classificados pelos regionais da Europa Ocidental, Europa Oriental, América do Norte, América Latina, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico. Até hoje já foram realizadas 17 edições e o Brasil foi campeão com Neguin em 2014. No feminino, foram apenas três edições. Bart, que é cearense, garantiu vaga por meio de wildcards, desempenho e forte participação na cena.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Formato da Red Bull BC One e Paris-2024
A competição é em formato mata-mata. Os participantes têm suas habilidades avaliadas ao dançarem em frente a um painel formado jurados. Diversos pontos são avaliados, destaque para técnica, criatividade e simpatia. Em Paris-2024, por hora, as disputas serão individuais. Se seguir o mesmo esquema usado nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires-2018, as batalhas serão no estilo round robin, onde cada participante compete em vários rounds de um minuto cada contra vários adversários. Ao final, pontos são somados e os melhores avançam para as fases eliminatórias.