Siga o OTD

Breaking

ITSA e Xandin chegam à reta final da preparação para o Mundial na Polônia

A 1.000 dias dos Jogos Olímpicos de Paris, data celebrada nesta quinta-feira (28), os brasileiros ITSA e Xandin entram em reta final de preparação visando o principal torneio de Breaking do planeta

Xandin - Breaking - Brasileiro
Tauana Sofia / Red Bull Content Pool

A 1.000 dias dos Jogos Olímpicos de Paris, data celebrada nesta quinta-feira (28), os brasileiros ITSA e Xandin entram em reta final de preparação visando à primeira edição do principal torneio de Breaking mundial após a oficialização da entrada no maior evento multiesportivo.

-Entenda o Breaking

Com vasto repertório, o mineiro Isabela Rocha, conhecido como Itsa, e o goiano Alexandre Duarte, o B-Boy Xandin, fizeram história em São Paulo e carimbaram o passaporte rumo à decisão internacional do Red Bull BC One, que acontecerá nos próximos dias 4 e 6, na Polônia. Os classificados no dia 4 se juntarão a 24 convidados na final

Os representantes do Brasil

De Belo Horizonte (MG), o bicampeão Itsa representa o País entre as breakers. Integrante do elenco de dançarinos do Cirque du Soleil, o artista de 23 anos iniciou sua trajetória na modalidade logo na sua infância, quando começou a treinar e pegar gosto pelo esporte, e não parou desde então. Atualmente, é um dos grandes expoentes do Breaking.

+São Paulo concede terreno para 1º centro de treinamento de breaking do país

“Minha expectativa para o mundial é que as pessoas não se enxerguem apenas como competidores, mas como irmãos e irmãs de cultura. Estou preparada para dançar minha história”, comenta.

ITSA - Breaking
(Crédito: Fabio Piva/ Red Bull Content Pool)

Já na categoria masculina, o B-Boy Xandin, de Anápolis, no interior de Goiás, tem relação de mais de uma década com o Breaking. O artista revela grandes expectativas para representar o Brasil:

“Estou muito ansioso para a final, minhas expectativas são as melhores e acredito que tenho potencial para representar o Brasil e trazer esse título. Quero manter minha energia, dançando tranquilo e curtindo, acho que isso pode fazer toda diferença. Vou dar o meu melhor”, comenta.  

Além de Itsa e Xandin, o Brasil também conta com o B-Boy cearense Bart, que já tem vaga garantida na final mundial, no dia 6 de novembro, por meio de wildcards – por desempenho e forte participação na cena foi convidado a avançar direto à fase decisiva.

Xandin e ITSA durante o Brasileiro de Breaking; ambos estarão no Mundial de Breaking na Polônia
Xandin e ITSA durante o Brasileiro de Breaking; ambos estarão no Mundial de Breaking na Polônia (Tauana Sofia / Red Bull Content Pool

O torneio

A dinâmica do evento é simples: em formato mata-mata, os participantes têm suas habilidades avaliadas ao dançarem em frente a um painel formado jurados que são referências na cena, como o holandês Menno, três vezes campeão mundial; os americanos El Nino e Beta Rawkuz; além da francesa Sarah Bee. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e simpatia. Quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes, vence. 

O Red Bull BC One é a maior competição individual do mundo entre b-boys e b-girls. Criado em 2004, o evento de breaking é realizado em diversos países, onde a cada ano milhares de dançarinos competem em batalhas regionais, as chamadas Cyphers.

Após essa primeira fase, os melhores 16 b-boys e 16 b-girls se enfrentam na final nacional do evento que, neste ano, ocorreu em outubro na cidade de São Paulo. Os vencedores dessa etapa (um de cada categoria) garantiram uma vaga na final mundial, que acontece no dia 6 de novembro, em Gdansk, na Polônia.

A grande decisão funciona no formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel formado por cinco jurados e têm suas habilidades avaliadas. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e simpatia. Quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes, vence.

Mais em Breaking