PARIS – A seleção brasileira feminina de vôlei sentado foi para cima da Eslovênia e garantiu a primeira posição do Grupo B nos Jogos Paralímpicos de Paris. O triunfo por 3 sets a 0, parciais de 25/14, 25/18 e 25/15, coloca a seleção nas semifinais contra a segunda colocada do Grupo A. Duda, com 15 pontos marcados e uma eficiência impressionante de 55% nos ataques, foi o grande destaque do triunfo.
O Brasil vem de um título mundial inédito em 2022, após bronzes paralímpicos no Rio de Janeiro e em Tóquio. Agora, as atletas miram a primeira final para o país nos Jogos e, é claro, a medalha de ouro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Até aqui, a seleção faz um ótimo trabalho para alcançar o objetivo em Paris. Na fase de grupo foram três partidas e três vitórias – inclusive batendo a equipe do Canadá, ranqueada como número 1 do mundo. Com isso, tem a vantagem de enfrentar quem se classificar em segundo lugar na outra chave para conquistar a vaga na final.
As semifinais estão marcadas para quinta-feira (5), e a final e a disputa de bronze acontecem no sábado (7).
COMO FOI BRASIL X ESLOVÊNIA
A Seleção começou a partida em um ritmo avassalador, logo abrindo 10 a 3 no primeiro set. As eslovenas tiveram o senso de urgência e reagiram rápido, chegando a encostar no placar em 12 a 10 e forçar o técnico Fernando Guimarães a pedir tempo. A pausa fez bem para as brasileiras, que retomaram o pique e engataram ótima sequência para fechar a parcial em 25 a 14.
- Tabela da Copa Brasil de Vôlei Feminino 2025
- Em confronto direto, Suzano reage e vira diante de Guarulhos
- Gringos dominam estatística de maiores pontuadores do NBB
- Botafogo faz nos acréscimos e avança; Guarani elimina o Galo
- Praia e Sesi Bauru confirmam favoritismo na Superliga
Apesar da segunda parcial ter durado o mesmo tempo da primeira, de 21 minutos, o confronto se tornou um pouco mais equilibrado. Apesar de um set mais consistente das rivais, o Brasil conseguiu abrir a vantagem desde o começo, foi ampliando aos poucos e administrou sem maiores sustos até o fim, fechando em 25 a 18.
O terceiro set, de sobrevivência para as europeias, começou ainda mais pegado. A Eslovênia voltou mais forte e começou a trocar pontos com o Brasil, não deixando a Seleção ter conforto no placar até o 10 a 9. Aos poucos, a Seleção voltou a dominar as ações e ditar o ritmo, muito focadas em fechar o jogo em três sets. E assim foi, finalizando a parcial em 25 a 15.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A CAMPANHA BRASILEIRA NO VÔLEI SENTADO FEMININO
A seleção estreou com tudo, confirmou o favoritismo e passou por cima de Ruanda – 3 a 0. Depois, no confronto contra as líderes do ranking mundial, o Brasil não se intimidou e fez 3 a 1 nas canadenses.
Com mais esse triunfo sobre a Eslovênia, as brasileiras fecharam a fase de grupos com apenas um set perdido e três vitórias bastante convincentes.