O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na última terça-feira (19), no Palácio do Planalto, em Brasília, atletas que brilharam nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago-2023, no Chile. Entre os presentes, estiveram a ginasta Rebeca Andrade, a mesa-tenista Bruna Alexandre e o nadador Douglas Matera.
- Sesi Bauru vence e define quartas da Copa Brasil Feminina
- Praia garante G4 da Superliga Masculina e rival na Copa Brasil
- Tamires Araújo marca quatro gols em vitória pelo Romeno
- João Fonseca vira contra Tien e é campeão do Next Gen Finals
- Nos pênaltis, Grêmio vence Bahia e conquista a Brasil Ladies Cup
Com a maior parte das delegações brasileiras apoiadas pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, o Brasil fez as melhores campanhas da história nos dois torneios. O ministro André Fufuca destacou as conquistas, agradeceu a todos os atletas e anunciou que o Ministério do Esporte trabalha para reajustar os valores do Bolsa Atleta em 2024.
“O reajuste nós estamos trabalhando para que ele aconteça de acordo com a inflação acumulada do período. Nós temos 12 anos sem qualquer tipo de reajuste desse benefício. A gente trabalha para revisar esses valores e no começo do ano dar essa notícia positiva aos atletas brasileiros”, disse o ministro.
Os presentes
Participaram do evento com Lula atletas que disputaram os Jogos Pan-Americanos, como Rebeca Andrade, da ginástica artística, que conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata, Bruna Alexandre, a primeira atleta paralímpica brasileira a disputar uma edição de Jogos Pan-Americanos, e atletas da seleção de conjunto da ginástica rítmica.
Atletas do paradesporto que disputaram os Jogos Parapan-Americanos também estiveram presentes, como Douglas Matera, o maior vencedor da competição multiesportiva, com oito medalhas de ouro, e Petrúcio Ferreira, atleta paralímpico mais rápido do mundo e campeão pan-americano nos 100m do atletismo, classe T47.
“O sentimento é de orgulho e, acima de tudo, de gratidão a esses homens e mulheres que levam o nome do Brasil aos quatro cantos do mundo. Fica aqui o nosso carinho, a gratidão e acima de tudo o nosso respeito aos atletas brasileiros que fazem que o Brasil seja uma pátria do esporte e dão orgulho a todos os brasileiros”, disse o ministro André Fufuca.
O Brasil bateu recordes tanto no Pan quanto no Parapan. No Pan, o país conquistou 205 medalhas, sendo 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes, ficando em segundo lugar no quadro geral de medalhas. Já no Parapan, foram 343 medalhas, com 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes, e liderança disparada no quadro de medalhas.
*De Ministério do Esporte