8 5
Siga o OTD

Esportes de Gelo

Eisstocksport brasileiro retoma treinamentos no país

Após oito meses, atletas brasileiros de Eisstocksport retomam atividades e já se preparam para temporada 2021 da modalidade

Eisstocksport brasileiro na Copa América de 2017
Disputado no asfalto aqui no Brasil, Eisstocksport retoma treinamentos após sete meses (Divulgação)

Esporte de inverno em que o Brasil integra a elite internacional, o Eisstocksport voltou a ser praticado no país após sete meses. O Centro Cultural 25 de Julho, um dos clubes filiados à Federação Gaúcha Desportiva da modalidade, realizou sua primeira atividade em Santa Cruz do Sul (RS) entre 20 e 30 de outubro de 2020.

Trata-se de uma competição amistosa aberta a todos os integrantes do clube. No total, mais de 30 atletas participaram do evento. Mais do que o resultado em si, a proposta é retomar os treinamentos no restante do ano para garantir que os competidores possam começar a próxima temporada no mesmo nível antes da pandemia.

“Foi uma forma de trazer os sócios e atletas ao clube e, aos poucos, voltar a treinar novamente. Por que não treinar novamente já de maneira competitiva? Pensando nisso, a gente se adequou e montou esse torneio para voltar a praticar o eisstocksport”, comenta Eduardo Schuster, atleta da equipe brasileira da modalidade e integrante do Centro Cultural 25 de Julho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Todas as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades municipais de Santa Cruz do Sul foram adotadas, como uso de máscaras, álcool gel, distanciamento entre os atletas e fechado para o público. Foi a segunda modalidade de inverno a retomar as atividades no Brasil – antes, a CBDN realizou uma etapa do Circuito de Rollerski.

Além disso, a competição também foi adaptada. Em eventos oficiais, uma equipe de eisstocksport conta com quatro integrantes, mas para garantir a segurança de todos, a atividade desenvolvida em Santa Cruz do Sul contou com apenas um representante por equipe. Além disso, cada competidor utilizava seu próprio equipamento.

“A expectativa é que os demais clubes vinculados adotem esta sistemática e realizem torneios internos. No momento, os protocolos de segurança não permitem competições entre clubes. Este torneio solo é uma forma de voltarmos com segurança ao esporte”, explica Sergio Böhm, presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport.

Confira matéria completa sobre o retorno do Eisstocksport no canal do Brasil Zero Grau:

O que é o Eisstocksport?

Quem olha pela primeira vez certamente vai lembrar do curling. Não à toa, o eisstocksport é conhecido como “curling bávaro”. A modalidade surgiu na Alemanha e os primeiros registros são do século 16, mas apenas na segunda metade do século 20 é que o esporte foi regulamentado.

O primeiro torneio entre seleções surgiu em 1951 e o Campeonato Mundial foi constituído em 1983. Nunca fez parte do programa olímpico de inverno, mas foi esporte de demonstração nos Jogos de 1936 e 1964, além dos Jogos da Juventude de Inverno de 2012.

+ O BRASIL ZERO GRAU TAMBÉM ESTÁ NO TWITTER, FACEBOOK E INSTAGRAM! SIGA!

A disputa mais popular é por equipes, que se enfrentam em seis rodadas e devem deixar o stock (equipamento formado por um disco que é arremessado na pista) próximo do daube dentro de um retângulo de 3 x 6 metros. Há também competições individuais, individuais por equipe e de arremesso à distância.

Brasil está na elite do esporte

Diferentemente de outras modalidades, o eisstocksport tem data e evento de fundação no Brasil. O esporte chegou no Festival Oktoberfest de 2003 em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Renê Emmel visitou sua irmã na Alemanha e descobriu a modalidade. Se encantou e resolveu trazê-la para o país.

É claro que, por aqui, precisou passar por adaptações. A pista de gelo deu lugar ao concreto. Os stocks contam com equipamento próprio para deslizarem no asfalto. Mas no resto, as técnicas são similares – o que explica o grande crescimento do país no cenário internacional.

Em 2004, um ano depois de conhecer o esporte, o Brasil já tinha enviado uma delegação ao mundial de eisstocksport. Em 2008, as mulheres venceram a segunda divisão e os homens ficaram com a prata. Em 2014, a equipe masculina ficou com a medalha de prata no individual por equipe e em 2018 conseguiram a quarta colocação na prova por equipes, posicionando-se no Top 5 de um esporte de inverno.

Atletas brasileiros no Mundial de 2014, quando o Brasil conquistou uma medalha de prata (Divulgação)

Mais em Esportes de Gelo