Lucas Pinheiro Braathen. O nome do esquiador de 20 anos não esconde a cidadania dupla. Filho de uma brasileira com um norueguês, o jovem surpreendeu e conquistou a vitória na etapa de abertura da Copa do Mundo de Esqui Alpino. A prova de Slalom Gigante aconteceu em Sölden, na Áustria, na manhã desse domingo, 18 de outubro de 2020.
Foi o primeiro triunfo do atleta no circuito internacional da modalidade. Ele alcançou o tempo de 2min14seg41 na somatória das duas descidas. Os suíços Marco Odermatt e Gino Caviezel terminaram na segunda e terceira posições, respectivamente.
“Não esperava isso, obviamente. Eu cheguei aqui pensando em alcançar posições na parte de cima da classificação, que é meu objetivo principal nesta temporada, mas primeira vitória na primeira corrida é inacreditável”, comentou o vencedor.
A vitória de Lucas Pinheiro Braathen na abertura da Copa do Mundo de Esqui Alpino não é surpreendente apenas por ser a primeira de sua carreira. Jovem promessa da equipe norueguesa, ele começou tarde no esqui alpino, por volta dos nove, dez anos, sendo que a maioria dos atletas de elite começam com cinco ou seis anos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Além disso, o fato de ser filho de uma brasileira o fez tentar carreira em um outro esporte antes: o futebol. Contudo, ele não se adaptou à rotina de treinos em equipe. “Eu ficaria louco com meus colegas de time se eles não fizessem o trabalho direito”, confidenciou nesta entrevista a Eurosport.
Assim, se tornou uma estrela em ascensão em um país tradicional nesta modalidade de neve. Seu compatriota, Henrik Kristoffersen, é um dos cotados para ficar com o título da Copa do Mundo de Esqui Alpino desta temporada, principalmente após a aposentadoria de Marcel Hirscher, atual octacampeão da competição.
Dobradinha italiana na prova feminina da Copa do Mundo de Esqui Alpino
No sábado, 17 de outubro de 2020, houve a disputa feminina do Slalom Gigante em Sölden com dobradinha italiana. Marta Bassino foi a vencedora com 2min19seg69, 14 centésimos à frente da veterana Federica Brignone. A eslovaca Petra Vlhova completou o pódio.
A primeira etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino abriu a temporada 2020-2021 dos esportes de neve e foi o primeiro evento após a pandemia de Covid-19. Com o sucesso na empreitada, outras competições devem iniciar suas disputas nas próximas semanas. A próxima etapa será em Lech/Zuers, na Áustria, entre 13 e 14 de novembro, com provas de Paralelo.
+ O BRASIL ZERO GRAU TAMBÉM ESTÁ NO TWITTER, FACEBOOK e INSTAGRAM! SIGA!