8 5
Siga o OTD

Boxe

Bolinha, Holyfield e Bia Soares garantem pódios em Sheffield

Luiz Bolinha Oliveira, Wanderley Pereira e Beatriz Soares vencem combates de estreias e se garantem na semifinal da Copa do Mundo

Luiz Oliveira Foto: USA Boxing
Foto: USA Boxing
slug == 'toquio-2020' || $tag->slug == 'time-ajinomoto' || $tag->slug == 'time-nissan' || $tag->slug == 'time-dux-nutrition' || $tag->slug == 'toquio-2020'){ if($tag->slug == 'toquio-2020'){ array_push($array, "bv"); }else if($tag->slug == 'time-ajinomoto'){ array_push($array, "timeajinomoto"); }else if($tag->slug == 'time-nissan'){ array_push($array, "timenissan"); }else if($tag->slug == 'time-dux-nutrition'){ array_push($array, "Dux"); } } } } if($array[0]){ $rand_keys = array_rand($array, 1); }else{ array_push($array, "empty"); $rand_keys = array_rand($array, 1); } $rand_keys = array_rand($array, 1); ?>

Nesta quarta-feira (27) o Brasil fez sua estreia na etapa final da Copa do Mundo de boxe em Sheffield, na Inglaterra. Beatriz Soares, nos 66kg, Luiz Bolinha Oliveira, nos 57kg, e Wanderley Pereira, nos 80kg, se garantiram no pódio, mas por outro lado, Radija Gama, nos 50kg, e Caíque Cardoso, nos 51kg, foram eliminados nas oitavas de final.

Beatriz Soares foi a primeira a se garanti no pódio da Copa do Mundo ao derrotar Krista Kovalainen, da Finlândia. Bia conseguiu bons contra-ataques contra a finlandesa e desse modo conquistou quatro dos cinco juízes no primeiro round. No segundo assalto, a brasileiro deixou a guarda mais aberta, e assim deixou a adversária acertar mais vezes. Por isso, apenas três juízes favoreceram Bia. Com a luta aberta, Beatriz Soares conseguiu acertar a finlandesa a ponto de fazer um corte no lábio. Com confiança, Bia conseguiu levar a melhor na opinião de três juízes no último round e e vencer a luta por placar dividido de 4 a 1 para garantir ao menos o bronze nos 66kg.

Bolinha e Holyfield dominam estreias

Outro que garantiu lugar no pódio foi Luiz Oliveira, o Bolinha, nos 57kg. Ele bateu o tailandês Phisit Paochanthuek No primeiro assalto, Bolinha levou bons golpes do adversário, mas o fez aumentar a movimentação e aplicar golpes mais precisos. Assim, Luiz venceu a parcial por 4 a 1. O segundo assalto teve começo mais sujo, com os atletas se “agarrando”, impedindo o andamento do combate. Porém, Bolinha conseguiu encaixar boas combinações e assim, levou o segundo assalto por unanimidade, com direito a quatro juízes darem 10 a 8 para o brasileiro. Com vitória encaminhada, Luiz Gabriel poupou mais a energia, mas conseguiu aplicar bons golpes para também conquistar o último assalto e vencer a luta por 5 a 0.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

E por fim, Wanderley Pereira, o Holyfield, nos 80kg avançou para as semifinais ao bater de forma unânime o italiano Federico Tessari, que fez sua estreia internacional. Com a experiência a seu favor, Holyfield controlou completamente o italiano. com ataques mais precisos, o brasileiro também conseguiu boas esquivas. Desse modo, poupou desgaste e garantiu vitória já no segundo assalto, com os juízes dando luta a favor para Wanderley. Com a luta vencida, o terceiro round foi de mais defesa, com poucos mas precisos golpes no italiano. Desse modo, o árbitro central abril contagem após forte ataque do brasileiro, mas Tessari conseguiu seguir até o final do tempo, mas sem virar o combate. E por fim, após o final do terceiro assalto, os juízes deram parcial para o brasileiro de forma unânime, assim como o resultado final da luta.

Radija e Caíque caem na estreia

Dois pugilistas também representaram o Brasil nesta quarta-feira. A primeira foi Radija Gama, nos 50kg, contra a Pihla Kaivo-Oja da Finlândia. A brasileira não conseguiu superar a adversária, que encaixou bons golpes. Assim, Radija acabou com revés de 5 a 0 e se despedindo do World Boxing Cup Finals.

Outro que caiu primeira rodada foi Caíque Cardoso, na categoria 51kg. O pugilista enfrentou o japonês Makino Soushi. O brasileiro conseguiu encaixar bons diretos, mas não foi o suficiente para vencer. Assim, teve a seu favor apenas um juíz no primeiro assalto e mais dois no segundo. Com duelo já decidido, foi para o tudo ou nada no terceiro round, mas o japonês conseguiu controlar o combate e levou o round e a luta por placar de 4 a 1.

Próximas lutas

Os combates seguem nesta quinta-feira (28) em Sheffield. As atletas olímpicas Tatiana Chagas (54kg) e Jucielen Romeu (57kg) fazem luta valendo medalha às 8h30 e 15h, respectivamente. A adversária da baiana é a inglesa Jane Smith Ivy, enquanto a paulista enfrenta japonesa Yoshizawa Satsuki. Estreante em competições internacionais, Breno de Carvalho, dos 63.5kg, encara nesta quinta o alemão Denis Bril às 9h45.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Boxe