8 5
Siga o OTD

Boxe

1º Brasileiro Elite Open começa nesta terça com 116 atletas

Lutas do 1º Brasileiro Elite Open de boxe acontecem a partir de terça-feira (19) e terão 116 pugilistas competindo em São Paulo

1º Brasileiro Elite Open de boxe Foto: Camila Nakazato/CBBoxe
(Foto: Camila Nakazato/CBBoxe)

Nesta terça-feira (19) no Ginásio Pelezão, na Lapa, em São Paulo, começa a primeira edição do Brasileiro Elite Open de boxe. A competição é uma realização da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), que ocorre até dia 24 de novembro, com finais marcadas para domingo. Com 116 atletas inscritos, o torneio teve seu Congresso Técnico e sorteios realizados nesta segunda-feira (18), no próprio local de lutas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Com 28 atletas no feminino e 86 no masculino, bem como 16 árbitros. No total, são 16 equipes inscritas e a competição não tem restrição em número de atletas por estado, como ocorre no torneio tradicional Elite, que esse ano foi realizado em junho de 2024 em Brasília.

Para o presidente da CBBoxe, Marcos Brito, o torneio abre espaço para atletas de todo o país para apresentarem seus talentos diante em nível nacional e é um projeto que pode servir como inspiração para os próximos anos. “A partir desta experiência, a CBBoxe planeja montar um calendário que incluirá várias competições equivalentes em 2025, permitindo que os atletas escolham entre diferentes eventos e gerenciem sua própria pontuação no ranking nacional”.

Atletas olímpicos

Atletas da Equipe Olímpica Permanente de boxe estão entre os inscritos na competição, como os atletas olímpicos Michael Trindade e Barbara Santos. Bynha, como é conhecida, é medalhista de bronze mundial e campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Mas ambos irão competir em categorias mais pesadas que as suas usuais. Michael, mais conhecido como Parazinho, está inscrito no peso 57kg, enquanto Barbara lutará até 75kg.

Após a competição em São Paulo, os atletas da seleção brasileira devem participar do Finals da World Boxing, em Sheffield , na Inglaterra, finalizando a temporada de 2024. Beatriz Ferreira, principal nome brasileiro nos últimos anos, pendurou as luvas do do boxe olímpico e se dedica completamente ao profissional. A baiana tem luta de defesa do cinturão marcada para dia 14 de dezembro, em Monte Carlo, Mônaco.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Boxe